Dia Mundial das Missões: Igreja Missionária, Testemunha da Misericórdia

A A
23/10/2016 - 10:30

Neste Domingo, a Igreja comemora o Dia mundial das Missões. Como faz todos os anos, o Papa enviou a toda a Igreja uma Mensagem motivadora para esse dia, pedindo para rezar pelos missionários e para apoiar a ação missionária da Igreja no mundo todo.

Recomendo, pois, que hoje todos rezem, de modo muito especial, pelos missionários em dificuldades e em situações difíceis, em países ou regimes nem sempre abertos ao Evangelho; há missionários perseguidos, sequestrados, prisioneiros e até ameaçados de martírio. Outros trabalham com poucos recursos e em meio a grandes carências materiais para realizarem seu trabalho missionário. Rezemos por eles.

Mas também somos chamados a fazer um gesto de apoio concreto ao trabalho deles, mediante a “coleta para as missões”, que se faz neste final de semana em todas as igrejas católicas do mundo. Portanto, recomendo a todos a generosidade no apoio concreto aos missionários, mediante sua doação na coleta da missa.

Na sua mensagem, o Papa Francisco nos ajuda a compreender que a ação missionária é testemunho da misericórdia de Deus para com a humanidade; esta é uma dimensão fundamental da missão da Igreja. Quando os missionários chegam a algum lugar, eles sempre realizam trabalhos relacionados a caridade e a misericórdia: cuidar dos doentes, assistir os pobres, promover a educação, desenvolver projetos para superar a fome ou a falta de saúde e de habitação... Os missionários levam alívio onde há sofrimento e dor, ignorância e desorientação na vida, violência e desrespeito à pessoa e à vida.

Fazendo isso, eles cumprem o que Jesus mesmo fez e mandou fazer. E não deixam de testemunhar as obras do Deus misericordioso e salvador, que ama todas as pessoas e a todos quer conduzir no caminho da salvação. O anúncio do Evangelho da salvação é a maior das obras de misericórdia. Levar ao encontro com o Deus vivo e verdadeiro é obra de misericórdia insuperável.

Sejamos nós uma Igreja “em saída missionária”, em estado permanente de missão, testemunha da misericórdia aqui em São Paulo, em cada paróquia e comunidade.

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo de São Paulo

Artigo Publicado no Folheto Litúrgico POVO DE DEUS do Domingo 23.10.2016