Fechamento das Portas Santas

A A
A Arquidiocese de São Paulo fará a conclusão local do Ano Santo da Misericórdia, com o fechamento das portas da misericórdia em todas as regiões episcopais no próximo domingo (13)
Publicado em: 10/11/2016 - 16:45
Créditos: Redação

Assim como em todas as dioceses de todo o mundo, a Arquidiocese de São Paulo fará a conclusão local do Ano Santo extraordinário da Misericórdia, com o   fechamento das portas da misericórdia em todas as regiões episcopais no próximo domingo (13).

E, no domingo (20), na solenidade de Cristo Rei do Universo, o Papa Francisco fechará a Porta Santa da Basílica de São Pedro, como sinal de conclusão do Jubileu da Misericórdia para toda a Igreja.

 “Foi um ano de graças, que passou bem depressa. Feliz de quem aproveitou intensamente esse “tempo de graças”, que Deus concedeu à sua Igreja e à humanidade Foi um ano de graças, que passou bem depressa. Feliz de quem aproveitou intensamente esse “tempo de graças”, que Deus concedeu à sua Igreja e à humanidade”, escreveu Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano no artigo: (A porta da misericórdia continuará aberta, de 08/11/2016 )

Instituído pelo Papa Francisco o Jubileu Extraordinário da Misericórdia teve início em 08 de dezembro de 2015.  Na Bula Misericordiae Vultus, o Pontífice escreveu sobre o fechamento da porta santa. “Naquele dia, ao fechar a Porta Santa, animar-nos-ão, antes de tudo, sentimentos de gratidão e agradecimento à Santíssima Trindade por nos ter concedido este tempo extraordinário de graça. Confiaremos a vida da Igreja, a humanidade inteira e o universo imenso à Realeza de Cristo, para que derrame a sua misericórdia, como o orvalho da manhã, para a construção duma história fecunda com o compromisso de todos no futuro próximo. Quanto desejo que os anos futuros sejam permeados de misericórdia para ir ao encontro de todas as pessoas levando-lhes a bondade e a ternura de Deus! A todos, crentes e afastados, possa chegar o bálsamo da misericórdia como sinal do Reino de Deus já presente no meio de nós”.

O Arcebispo metropolitano presidirá o fechamento da Porta Santa da Catedral Nossa Senhora da Assunção e São Paulo, e os Bispos Auxiliares presidirão o fechamento da Porta Santa em cada uma das outras 5 igrejas de peregrinação abaixo indicadas.

Programação do Fechamento das Portas Santas - Domingo, 13 de Novembro às 15h.

Região Episcopal Sé

Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo Apóstolo

(Praça da Sé, s/nº, Centro)

Região Episcopal Santana

 Igreja de Sant’Anna

(Rua Voluntários da Pátria, 2060, Santana)

Região Episcopal Brasilândia

Igreja de Nossa Senhora da Expectação

(Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, s/nº, Freguesia do Ó

Região Episcopal Lapa

Igreja de Nossa Senhora da Lapa

(Rua Nossa Senhora da Lapa, 298, Lapa)

Região Episcopal Ipiranga

Igreja-Santuário de São Judas Tadeu

(Avenida Jabaquara, 2682, Jabaquara)

Região Episcopal Belém

Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração

(Avenida Renata, 1, Vila Formosa)