Festa da Imaculada Conceição de Maria

A A
Nesta quinta-feira (8), a Igreja celebra a Festa da Imaculada Conceição de Maria
Publicado em: 08/12/2016 - 15:45
Créditos: Redação com Canção Nova

Nesta quinta-feira  (8), a Igreja celebra a Festa da  Imaculada Conceição de Maria. A festividade marca o momento da anunciação do Anjo a Maria, onde o anjo pronuncia: “Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres”. Este foi o momento que a Igreja passou de fato a entender todo o enigma e dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

Conceição, pois tudo aconteceu no momento de gerar, da sua gestação, imaculada, pois é a mãe, isenta da desonra do pecado, aquela que foi escolhida por Deus para ser a mãe de seu filho, Jesus. A cheia de graça! O dogma da Imaculada Conceição foi expedido pelo papa Pio IX, em 1854 na Bula Ineffabilis Deus. O ofício é a junção da devoção popular em conjunto com as intervenções papais e debates teológicos.

Na Bula, papa Pio IX apresenta duas passagens bíblicas para afirmar a veracidade do dogma, dentre elas está Lucas, capítulo 1, no qual o Evangelista comenta a saudação angélica de São Gabriel: "Ave, Cheia de Graça, o Senhor é convosco". A segunda é o capítulo 3 de Gênesis, o chamado Protoevangelho em que se narra a desavença entre a serpente e a Mulher. O pontífice utilizou-se desses dois trechos para revelar os índices de santidade de Maria, pelo fato de a mesma ter sido agraciada a começar desde o seu ventre e pelo fato de ser a “cheia de graça”, fazendo de Maria a pessoa que mais possui primorosa amizade com Deus.

Quatro anos após o decreto do papa a Virgem Maria quis reafirmar sua indiscutível santidade. No ano de 1858 na Festa da Anunciação, ela revelou seu nome a Santa Bernadette nas aparições de Lourdes, onde pronunciou: Eu sou a Imaculada Conceição! Atualmente o Dia da Imaculada é obrigatório para toda a cristandade do mundo.

No Advento, a Imaculada Conceição vem para nos lembrar e nos preparar para o Natal do Menino Jesus. A viagem é até o presépio de Belém, relacionando a humildade de Deus e de sua mãe com os pobres e excluídos, pois foram eles os que tiveram a oportunidade de adquirir o primeiro convite para adorar o Menino que nasceu.

Você sabia?

A devoção pela Imaculada Conceição de Maria veio de Portugal, pois nessas terras de foi onde aconteceram inúmeras batalhas em defesa da fé cristã, especialmente em proteção a Imaculada Conceição. A época em que isso aconteceu era delicada, pois foi este o período em a península ibérica estava ameaçada pelos mouros. Os cavaleiros cristãos fizeram um pacto de sangue, a fim de salvaguardar a fé católica da região e desde então pela intercessão e amparo da Imaculada, ela foi decretada Padroeira de Portugal.