Dom Carlos Lema Garcia

Bispo Auxiliar de São Paulo
Titular de Alava
Vigário Episcopal do Vicariato para a Educação e a Universidade

Lema: ITER PARA TUTUM "Prepara um caminho seguro"

BIOGRAFIA

Dom Carlos Lema Garcia Nasceu na cidade de São Paulo/SP, em 1956. Incorporou-se à Prelazia do Opus Dei aos 18 anos. Participou da equipe de apoio para a visita pastoral ao Brasil de São Josemaria Escrivá, Fundador do Opus Dei, a quem conheceu pessoalmente.

Conciliou os anos de formação universitária com a direção de diversas iniciativas para a formação da juventude promovidas por instituições de utilidade pública criadas por pais de família. Foi diretor do clube juvenil Nautilus da Associação de Cultura e Educação (em São Paulo, de 1976 a 1983).

Graduou-se em Direito Civil pela Universidade de São Paulo em 1979. Inscreveu-se na Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo, em 1981.

Iniciou os Cursos de Filosofia e Teologia no Studium Generale da Prelazia do Opus Dei no Brasil e concluiu os Estudos Institucionais de Teologia entre os anos 1983-1984, no Seminário Internacional da Prelazia do Opus Dei em Roma.

Recebeu a Ordenação Sacerdotal das mãos de Santo Padre João Paulo II, na Basílica de São Pedro em Roma, no dia 2 de junho de 1985, juntamente com um numeroso grupo de diáconos.

De 1983 a 1987 conviveu com o primeiro Bispo Prelado do Opus Dei, D. Álvaro Del Portillo.

Obteve o Doutorado em Teologia Dogmática em 1987, em Roma, no Centro Acadêmico Romano da Santa Cruz, hoje Pontifícia Universidade da Santa Cruz, com a tese: “A Santíssima Trindade - origem, exemplar e fim da Igreja – no Concílio Vaticano II” (1991).

Publicou uma obra de espiritualidade com o título “A filiação divina”, pela Editora Quadrante, em 2002.

Ingressou como professor do Studium Generale da Prelazia do Opus Dei em 1985. Desde 1998 é Professor Extraordinário de Teologia Moral e Teologia Espiritual do mesmo Studium Generale.

Desempenhou o seu ministério sacerdotal no atendimento de diversas atividades pastorais da Prelazia, especialmente entre jovens universitários e pais de família. Foi capelão do Centro de Estudos e Atividades Culturais (CEAC), em Brasília, de 1988 a 1994. Capelão do Centro Cultural Itaim, em São Paulo (entre 1994 e 1997), Capelão do Centro Cultural Mirador e Centro Cultural Porto Belo, em Porto Alegre, de 1997 a 2004. Também foi coordenador das atividades da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz em Brasília (1988-1994) e em Porto Alegre (1997-2004). Atualmente é Capelão do Centro Cultural Aclimação em São Paulo.

Além do atendimento sacerdotal das tarefas pastorais da Prelazia realizadas entre fiéis de todas as condições sociais, de 2004 a 2010 exerceu a função de Vigário Secretário da Delegação da Prelazia do Opus Dei em São Paulo.

Desde 2010 desempenha o cargo de Diretor Espiritual da Prelazia no Brasil. Também é responsável pelas atividades formativas da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz: o Curso de Atualização para Sacerdotes e da organização de encontros de reflexão e retiros espirituais para sacerdotes diocesanos.

Sua ordenação episcopal ocorreu em 29 de junho de 2014 na Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé), mesma data de sua posse canônica.

 

 

BRASÃO E LEMA

 

 

Lema
ITER PARA TUTUM
Prepara um caminho seguro