'Natal não é o aniversário de Jesus. É mais que isso`

A A
As solenidades da Vígilia do Natal, no dia 24 e da missa do dia 25, na Catedral da Sé, foram presididas por Dom Odilo, que recordou a todos que 'Deus está no meio de nós'.
Publicado em: 26/12/2017 - 01:45
Créditos: Redação

 

“Esta é uma noite especialmente solene. O nascimento de Jesus situa-se na história como um fato extremamente marcante, porque este nascimento tem um enorme significado para a humanidade. Não somente porque se conta a história antes e depois de Cristo, mas pela fé que proclamamos: este menino que nasceu é o filho de Deus”.

 

O trecho é da homilia da missa na Vigília do Natal que foi presidida por Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo no domingo, 24, à meia-noite. A missa, que foi precedida por um concerto musical, levou muitos fiéis à Catedral da Sé que, além de celebrarem a eucaristia num momento especial do Ano Litúrgico, também acompanharam a colocação da imagem do menino Jesus no presépio que foi montado dentro da Catedral.

 

Na celebração que foi transmitida pela Rádio 9 de Julho e acompanhada por profissionais de diferentes meios de comunicação, Dom Odilo partilhou com todos uma das muitas mensagens de Natal que ele recebeu e que recordam o quanto Deus, com toda sua grandeza, assumiu a humanidade por inteiro.

“Enquanto nós desconfiamos tanto uns dos outros, Deus no Natal, confiando no seu filho demonstra uma desmedida e inexplicável confiança em nós. Como se entregou nas mãos de uma mulher e confiou nela, hoje continua a se entregar nas nossas mãos, para que cuidemos dele como uma mãe cuida do seu filho. O recém-nascido de Belém, para crescer precisou ser alimentado com leite, com as carícias e sonhos de Maria. Jesus hoje precisa habitar em nossas casas, cidades, campos, em qualquer campo deste mundo se cuidarmos dele e o ajudarmos a se tornar carne novamente”, disse Dom Odilo.

 

‘E o Verbo se fez carne’

 

A Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, na segunda-feira, 25, também foi celebrada com grande participação dos fiéis na Catedral da Sé, às 11h. Colocada à frente de todos, no presbitério, a imagem de Jesus, que foi menino recordava a todos que “é Natal” e que Deus se fez criança para salvar a humanidade.

 

Dom Odilo, que presidiu a celebração, recordou a todos que o Natal não é só um dia, mas a Igreja celebra uma semana para que a festa do nascimento de Jesus seja bem vivida por todos. “Neste dia, a Igreja nos convida a entrar no mistério do Natal. Não é o aniversário de Jesus, é algo maior. Quem é este menino que nasceu? Porque tanta gente veio vê-lo? Ele é o filho de Deus que veio a este mundo por meio de Maria”, afirmou o Arcebispo na homilia.

 

 

“Deus assumiu nossa condição humana para que de sua plenitude todos nós fossemos enriquecidos. Por isso devemos acolher hoje o salvador”, disse Dom Odilo, que às 17h, presidiu a missa do Natal junto aos amigos do Arsernal da Esperança.