A renovação da fé e as vocações dependem de padres bem formados

A A
“Norma fundamental para a formação sacerdotal” foi tema do congresso, promovido pela Congregação para o Clero que aconteceu de 4 a 7 de outubro
Publicado em: 13/10/2017 - 10:30
Créditos: Redação

L’Osservatore Romano

O Papa Francisco concluiu sua série de audiências, na manhã do sábado, 7, recebendo 268 participantes do Congresso Internacional sobre a Formação Sacerdotal, promovido pela Congregação para o Clero. O encontro, que teve início no dia 4, concluiu-se com a audiência do Papa sobre o tema “Norma fundamental para a formação sacerdotal”

Na ocasião, o Santo Padre afirmou: “O tema da formação sacerdotal é determinante para a missão da Igreja; a renovação da fé e o futuro das vocações só será possível se tivermos padres bem formados. A formação sacerdotal depende, em primeiro lugar, da ação de Deus na nossa vida e não das nossas atividades. É uma obra que requer a coragem de deixar-se plasmar pelo Senhor, para que transforme o nosso coração e a nossa vida”

“A formação - explicou o Pontífice - não se resolve apenas com a atualização cultural ou com iniciativas locais. É Deus o artesão paciente e misericordioso da nossa formação sacerdotal. A sua obra dura por toda a vida: Ele nos plasma e nos transforma como o oleiro. Assim, o sacerdote mantém o entusiasmo no coração e o frescor do Evangelho.”

O Papa propôs um segundo aspecto para a reflexão sacerdotal: “Cada um de nós, sacerdotes, é chamado a colaborar com o Oleiro divino. Não somos somente argila, mas colaboradores do Oleiro, da sua graça. Na formação sacerdotal, podemos reconhecer pelo menos três protagonistas, que se encontram na olaria: nós mesmos, os formadores e/ou os bispos e o povo de Deus”

Francisco passou, então, a esclarecer cada um dos protagonistas da formação sacerdotal: “Nós mesmos, porque somos os primeiros e principais responsáveis da própria formação permanente, deixando-nos plasmar por Deus.”

O segundo protagonista, formadores ou bispos, também exerce papel essencial: “A nossa vocação nasce, cresce e se desenvolve na Igreja. Com as mãos do Senhor, que modelam o vaso de argila, trabalham para a formação dos candidatos ao sacerdócio. Se eles não colaborarem com a obra de Deus, não haverá sacerdotes bem formados.”

Sobre o terceiro protagonista na formação, o povo de Deus, disse o Papa: “O povo é confiado ao sacerdote, mas o sacerdote também é confiado ao povo. Trata-se de uma verdadeira escola de formação humana, espiritual, intelectual e pastoral. O padre é o intermediário entre Deus e o povo.”

Francisco concluiu seu discurso propondo algumas reflexões aos sacerdotes: “Que tipo de padre quero ser? Um padre tranquilo e assegurado em suas comodidades ou um discípulo missionário que trabalha pelo Mestre e pelo Povo de Deus? Um padre cômodo em seu bem estar ou um discípulo a caminho?”

(Com informações da Rádio Vaticano)