Aos 90 anos, morre o Padre Roque Kiefer

A A
Sacerdote atuava como vigário da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina, na Região Episcopal Belém
Publicado em: 26/10/2017 - 08:45
Créditos: Redação

A Arquidiocese de São Paulo noticia, com pesar, o falecimento do Padre Rochus Michael Maria Kiefer, aos 90 anos de idade, na noite da quarta-feira, 25.

Padre Roque, como era carinhosamente conhecido, morava na comunidade palotina no Carrão, na zona Leste da cidade, e atuava como vigário da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina, na Região Episcopal Belém.

Segundo informações da equipe de comunicação da Região Episcopal Belém, o velório está sendo realizado na igreja-matriz da Paróquia (Rua Engenheiro Pegado, 374, Vila Carrão). A missa de corpo presente será às 11h desta quinta-feira, 26, após a qual haverá o sepultamento.

Biografia

Nascido em 26 de maio de 1927, em Sankt Ingbert, na Alemanha, ele trabalhou como alfaiate antes de ingressar no seminário palotino em Hersberg, aos 19 anos de idade. Iniciou o noviciado em 21 de setembro de 1951, na cidade de Untermerzbach, onde em 1953 fez a sua primeira profissão.

Concluído o curso filosófico na Alemanha, chegou ao Brasil com alguns colegas em 10 de julho de 1954. Em 21 de setembro de 1956, realizou sua profissão perpétua, na cidade de São João de Polêsine, no Rio Grande do Sul. No mesmo ano, tornou-se diácono, atuando em Santa Maria (RS). De volta a São João de Polêsine, foi ordenado sacerdote, com 29 anos.

Anos depois, ingressou na PUC-SP, onde licencia-se em Teologia Dogmática. Em março de 1959, ingressou como prefeito e professor no Seminário Menor de Londrina, no Paraná. Em 1960, assumiu como vigário paroquial em Cornélio Procópio, no Paraná, até março de 1961, quando retornou ao Seminário de Londrina, novamente como prefeito e professor, até o ano de 1973.

Entre março de 1962 e março de 1968, foi pároco em uma área rural de Guaravera, na cidade de Londrina, onde foi o responsável pela edificação da igreja-matriz.

Em março de 1973, foi transferido para São Paulo, onde exerceu a função de Ecônomo da Província Palotina de São Paulo Apóstolo, até dezembro de 1995. Ainda no ano de 1978, tornou-se pároco da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina, na Região Belém. Em março de 1993, tornou-se vigário paroquial da mesma Paróquia, até junho de 1996. Depois, foi transferido para a Paróquia Santo Antonio de Lisboa, como pároco, até junho de 1997, quando voltou a ser vigário paroquial na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina, onde permaneceu até a morte.

(Com informações do Blog da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina)