Arquidiocese celebra Ascensão do Senhor e Dia Mundial das Comunicações

A A
O presidente da celebração, Dom Edmar Peron, ressaltou que a comunicação eficaz se dá no encontro com os irmãos
Publicado em: 18/05/2015 - 15:15
Créditos: Redação

No domingo, 17, a Igreja celebrou a Solenidade da Ascensão do Senhor, ocasião em que se comemorou também o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Assunção e São Paulo (Sé), a data foi celebrada com uma missa presidida por Dom Edmar Peron, bispo auxiliar e vigário-geral da Arquidiocese de São Paulo.

A celebração foi concelebrada pelos padres, Luiz Eduardo Baronto, cura da Catedral, e Luiz Cláudio Braga, assistente eclesiástico da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese. A missa também contou a presença de comunicadores e profissionais dos meios de comunicação da Arquidiocese de São Paulo.

Na homilia, Dom Edmar explicou o significado da Ascenção do Senhor ao céu após sua ressurreição e enfatizou as palavras de Jesus antes de sua subida. “Cristo envia a todos ‘Ide, pregai o Evangelho a toda criatura’”. A partir desse envio, o Bispo explicou a relação desta solenidade com a comunicação e referiu-se à mensagem do Papa Francisco para este Dia Mundial das Comunicações, cujo tema é ““Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.

Dom Edmar destacou que o Papa reforça que a comunicação se dá no encontro. “Encontrar-se é a melhor comunicação. Esse encontro, ressalta o Papa, acontece por primeiro no ambiente familiar, depois, no ambiente da família eclesial, a Igreja. Ele usa duas imagens para falar dessas duas realidades, dizendo que a família e a Igreja são chamadas a ser ‘úteros e escolas de comunicação’”, afirmou o Bispo.

“Damos graças a Deus hoje por todos os meios de comunicação social que nos acompanham, nos ajudam eficazmente na evangelização. E também agradecemos ao Papa Francisco que nos recorda que todos eles ficariam sem sentido, sem um encontro pessoal de uns com os outros, comunicando vida, esperança, justiça liberdade, honestidade pelo nosso jeito de viver”, finalizou Dom Edmar.  

Encontro arquidiocesano

Na tarde do sábado, 16, no auditório da Faculdade Paulus de Tecnologa e Comunicação (Fapcom), aconteceu um encontro arquidiocesano pelo Dia Mundial das Comunicações. Promovido pela Pascom, o evento contou com a presença de agentes da pastoral de diversas paróquias e comunicadore da Arquidiocese.

O encontro foi animado pelo "Grupo Ir ao Povo", formado por uma família, que também deu um testemunho de sua missão evangelizadora por meio da música. Houve ainda um momento de debate sobre a comunicação na Igreja com a participação de profissionais da comunicação.

Conheça os meios de comunicação da Arquidiocese de São Paulo