Arquidiocese convida para a Solenidade de Corpus Christi no centro de São Paulo

A A
No dia 4 de junho, haverá missa solene na praça da Sé seguida de procissão eucarística até a Paróquia Santa Ifigênia
Publicado em: 27/05/2015 - 10:00
Créditos: Redação

A Arquidiocese de São Paulo se prepara para a celebração da Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, tradicionalmente conhecida pelo nome em latim Corpus Christi, no próximo dia 4 de junho.

Com o tema "Eucaristia, sustento da família", a celebração também será ocasião de expressão da unidade da Igreja Particular de São Paulo, reunindo o povo das paróquias e comunidades da Arquidiocese na praça Sé para uma missa presidida pelo arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, às 9h, seguida de uma procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro da capital paulista até a Paróquia Santa Ifigênia.

Participe de divulgue este momento de manifestação de fé na cidade.

Baixe aqui o cartaz da celebração em alta resolução

 

Origem da Celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

 

No Brasil

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

No Corpus Christi de 2012, a Arquidiocese comemorou os 70 anos do 4º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em São Paulo de 3 a 7 de setembro de 1942. O evento assumido pelo primeiro arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, e organizado e celebrado pelo seu sucessor, Dom José Gaspar d’Affonseca e Silva, teve um grande êxito e conseguiu mobilizar toda a cidade.