Arquidiocese testemunha sua fé na Eucaristia pelas ruas de São Paulo

A A
Missa campal na praça da Sé, presidida pelo Cardeal Scherer, e procissão marcam solenidade do Corpo e Sangue de Cristo na capital paulista
Publicado em: 04/06/2015 - 13:15
Créditos: Redação

Milhares de pessoas participaram da celebração da Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi), na praça da Sé, na manhã desta quinta-feira, 4.

A missa campal foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, e concelebrada pelos bispos auxiliares e inúmeros padres. Fiéis de várias paróquias e comunidades da Arquidiocese, em especial os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, participaram da celebração.

No Corpus Christi deste ano, a Arquidiocese destacou o tema “Eucaristia, sustento da família”, que foi lembrado por Dom Odilo na homilia.  “Se a família permanece junto à Eucaristia a fé da Igreja está salva”, afirmou.

O Arcebispo incentivou os pais a educarem seus filhos em uma fé eucarística e a não deixarem de os levarem à missa. “Pais, levem seus filhos à Igreja desde pequenos, eduquem seus filhos para a Eucaristia... Mães, vocês têm um poder de educação enorme, usem bem em todos os sentidos, também na educação da fé”.

O Cardeal também refletiu sobre a dimensão da Eucaristia enquanto pacto e aliança da humanidade com Deus. “Sacramento tão rico de significados, a Eucaristia nos recorda a aliança da Deus para conosco e com fé respondemos nossa aliança para com Deus em nossa vida. 

Após a missa, houve uma procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro, passando pelo Pátio do Colégio, local da fundação da cidade de São Paulo, e pelo Mosteiro de São Bento, onde vou recordado o Ano da vida Consagrada, celebrado pela Igreja no mundo todo.

A procissão terminou diante da Igreja Santa Ifigênia, onde aconteceu a bênção solene com Jesus Eucarístico. Antes de se despedir do povo, Dom Odilo exortou aos fiéis sobre a unidade do corpo de Cristo que é Igreja. "Católicos permaneçam unidos. Não ousemos separar o corpo de Cristo, sigamos nosso pastor, o Papa Francisco. Na diocese, escutemos a voz de nossos bispos, que estão em plena comunhão com o Papa. Não aceitem vozes estranhas que querem dividir o rebanho do Senhor".

Tradição e solidariedade

Para homenagear o Santíssimo Sacramento, em vários lugares os fiéis enfeitam com tapetes coloridos as ruas por onde vai passar a procissão. Na Arquidiocese de São Paulo, o Vicariato Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua foi responsável pela confecção de um tapete de cerca de 40 metros na praça da Sé.

Foram usados quase 2 toneladas de sal grosso tingido para formar os desenhos do tapete – que será emoldurado com 100 cobertores que, depois da celebração, foram simbolicamente doados para a população de rua atendida por entidades da Igreja.

O Vicariato para o Povo da Rua está com uma campanha de agasalhos, por ocasião do início do inverno, e já arrecadou mais de mil cobertores. Para informações sobre doações, o Vicariato atende no telefone 3228-6223 (Casa de Oração do Povo da Rua).

Ouça a homilia de Dom Odilo na missa de Corpus Christi

Veja também

Vídeo sobre o significado da Solenidade de Corpus Christi

Solenide de Corpus Christi 2015