Campanha ‘Família dos Amigos’ marca integração dos meios de comunicação da Arquidiocese

A A
O projeto foi dealizado pelo Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação e executado pela Fundação Metropolitana Paulista
Publicado em: 22/09/2017 - 11:15
Créditos: Redação

Os meios de comunicação oficiais da Arquidiocese de São Paulo iniciaram um processo de integração de trabalhos. Desde agosto, os profissionais do jornal O SÃO PAULO , da rádio 9 de Julho e do portal ArquiSP estão trabalhando em uma mesma redação, na Freguesia do Ó, na zona Noroeste da cidade.

O projeto, idealizado pelo Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação e executado pela Fundação Metropolitana Paulista, mantenedora dos meios de comunicação da Arquidiocese, também prevê a integração na produção de conteúdos e na administração dos veículos, seguindo a tendência mundial da convergência de mídias.

Outro passo concreto da integração foi a reformulação da campanha “Família dos Amigos”, que agora, além de angariar fundos para a rádio 9 de Julho , será direcionada a todos os meios de comunicação da Arquidiocese.

Neste mês, os participantes da “Família dos Amigos” estão recebendo em suas casas uma carta apresentando a nova proposta da campanha, criada com o propósito de unir aqueles que veem nos meios de comunicação importantes canais de difusão do Evangelho. “Essa mudança ocorreu para que nossa comunicação fique melhor para você e sua família.[...] Sua presença na ‘Família dos Amigos’ nos enche de ânimo para continuar trabalhando pela propagação da Palavra de Deus”, diz a carta, assinada por Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação.

“Nós relançamos a campanha, apresentando-a com um formato mais moderno e interativo, de diálogo com os ‘amigos’ de uma forma mais direta. Por isso, todas as pessoas que constavam no nosso cadastro receberam essa carta”, acrescentou o Bispo, ressaltando que o objetivo é dinamizar mais a relação entre os doadores e os meios de comunicação da Arquidiocese.

 

Jornal

Criado em 1956, o semanário arquidiocesano O SÃO PAULO testemunhou a história da presença da Igreja na Capital Paulista, sofreu com a censura no período do regime militar e atualmente está ampliando seu alcance nas mídias digitais com a versão online, ainda em caráter experimental.

 

Rádio

Inaugurada em 1953 e entregue à Arquidiocese em 1956, a rádio 9 de JulhoAM 1.600 kHz teve seus transmissores lacrados pelo regime militar em 1973, sendo reaberta apenas em 1999. Desde então, cumpre a missão de ser “A rádio da Igreja de São Paulo”, a serviço, em primeiro lugar, do anúncio do Evangelho pelas ondas do rádio e também transpondo barreiras pela internet (www.radio9dejulho.com.br).
 

Internet

A primeira experiência da Arquidiocese de São Paulo na internet aconteceu ainda em 1999, sendo uma das primeiras dioceses do Brasil a ter um site institucional. Em 2010, para corresponder aos avanços tecnológicos da internet, iniciou-se um projeto e reformulação do site, com o objetivo de transformá-lo em um portal. A primeira versão do portal da Arquidiocese foi lançada em 2011. A versão atual (arquisp.org.br) data de 2015 e tem o objetivo de ser, como afirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, o “ambiente digital” da Igreja em São Paulo, integrando paróquias, clero, pastorais, organismos e os demais meios de comunicação da Arquidiocese em uma mesma plataforma. 

 

Para participar acesse o site da Radio 9 de Julho e preencha o formulario.