Cardeal Aviz se encontra com religiosos e religiosas na Catedral da Sé

A A
Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica dialogou e celebrou com consagrados do Estado de São Paulo
Publicado em: 19/08/2015 - 20:00
Créditos: Redação

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo (Sé) ficou lotada para o encontro dos religiosos, religiosas consagrados com o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, na tarde desta quarta-feira, 19.

O evento aconteceu no contexto do Ano da Vida Consagrada e reuniu religiosos que atuam em todo o Estado de São Paulo. Também participaram o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, o bispo auxiliar e referencial para a vida  consagrada na Arquidiocese, Dom Julio Endi Akamine, o arcebispo emérito de Passo Fundo (RS), Dom Antonio Carlos Altieri, e o coordenador do Regional São Paulo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Padre Rubens Pedro Cabral.

Leia a íntegra do texto preparado pelo Cardeal João Braz de Aviz para o encontro com os religiosos e religiosas na Catedral da Sé

Em sua reflexão, Dom João Braz lembrou os 50 anos do decreto conciliar Perfectae Caritatis. Também recordou a constituição dogmática Lumen Gentium, que situou os religiosos como parte integrante dos membros do povo de Deus que é a Igreja. “Sem eles e elas falta uma parte importante desse povo. Por outro lado os religiosos e as religiosas não inseridos na grande família da Igreja, isto é, neste grande e único povo de Deus, perdem o horizonte mais importante de seu carisma”, disse.

Ainda de acordo com o Cardeal Aviz, o Ano da Vida Consagrada, instituído pelo Papa Francisco, se baseia em três palavras-chave: Evangelho, profecia e esperança.

Em seguida, Dom João Braz respondeu a algumas perguntas dos consagrados sobre temas como a relação das novas tecnologias com a formação dos religiosos, as jovens vocações, as leigas consagradas, a relação dos consagrados com as comunidades paroquiais., entre outros.

O encontro foi encerrado com uma celebração eucarística presidida pelo Cardeal Aviz.

Confira a reportagem completa na próxima edição do jornal O SÃO PAULO, semanário da Arquidiocese.

Encontro do Cardeal João Braz de Aviz com religiosos na Catedral da Sé (Foto: Luciney Martins)