Cardeal Odilo Scherer visita vítimas do desabamento e equipes de resgate no Largo do Paissandu

A A
Arcebispo de São Paulo também esteve na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que tem sido usada para arrecadar doações
Publicado em: 04/05/2018 - 09:30
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, visitou na noite da quarta-feira, 2, as imediações do edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu. O prédio que abrigava aproximadamente 150 famílias  na região central da cidade desabou na madrugada da terça-feira, dia 1º.

Dom Odilo esteve na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que tem sido usada para arrecadar doações. Ao longo do dia, a igreja precisou ser fechada por estar lotada de mantimentos e roupas.

Diante de impasses em relação à distribuição dos itens e da preocupação das lideranças das vítimas de que as doações pudessem ser desviadas, o Cardeal pediu que as doações sejam entregues em postos já indicados (veja relação ao final da matéria) para garantir que tudo chegue às mãos dos desabrigados.

O Arcebispo conheceu o comando de operações do Corpo de Bombeiros e em conversa com alguns dos que atuam nos resgates, agradeceu pelo trabalho e recomendou que eles próprios se organizem para descansar.

Dom Odilo pediu calma e compreensão diante da tragédia aos que trabalham e às famílias que estão acampadas no Largo do Paissandu. Ele salientou que é importante entender a sensibilidade de quem perdeu tudo e agora tem medo de não ter mais o pouco que conseguiu juntar.

Ao falar com a imprensa, o Arcebispo também destacou que a tragédia expõe um problema grave de habitação que assola não apenas São Paulo, mas muitas outras grandes metrópoles do País. Para ele, é preciso que haja uma política que garanta acesso à moradia digna com preços que sejam acessíveis também aos mais pobres.

“Não temos um déficit habitacional. O que nós temos é uma distribuição inadequada das habitações, falta uma política habitacional adequada para as necessidades da população” afirmou o Cardeal.

DOAÇÕES

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no largo Paissandu, não tem mais condições de receber alimentos e roupas. As doações devem ser direcionadas à Igreja de Santa Ifigênia, ao Santuário São Francisco, à Catedral da Sé e ao albergue do viaduto Pedroso e à Cruz Vermelha. Seguem abaixo os endereços:

- Igreja Santa Ifigênia (rua Santa Ifigênia, 30)

- Santuário São Francisco (largo São Francisco, s/n)

- Catedral da Sé (praça da Sé, s/n)

- Centro de Acolhida (Viaduto Pedroso, 111)

- Cruz Vermelha (avenida Rubem Berta, 860)

(Com informações de Assessoria de imprensa do Cardeal)