Cardeal Scherer dá posse a dois novos cônegos na Arquidiocese de São Paulo

A A
O Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu no domingo, 3, na Catedral da Sé, a missa na qual deu posse a dois novos cônegos do Cabido Metropolitano de São Paulo
Publicado em: 07/12/2023 - 16:00
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu no domingo, 3, na Catedral da Sé, a missa na qual deu posse a dois novos cônegos do Cabido Metropolitano de São Paulo: o Padre Helmo Cesar Faccioli, 75, Vice-Cura da Catedral da Sé; e o Padre João Inácio Mildner, 63, Assistente Eclesiástico da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo. Eles receberam das mãos do Arcebispo de São Paulo o barrete e o anel distintivo dos cônegos. Concelebraram Dom Cícero Alves de França, Dom José Benedito Cardoso e Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispos Auxiliares da Arquidiocese, e outros cônegos do Cabido.

A SERVIÇO DA CATEDRAL

O Colendo Cabido Metropolitano de São Paulo surgiu em 1745, com a fundação da Diocese de São Paulo, e tem a função de zelar pela Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo.

Em 2016, o Cardeal Scherer pediu a atualização dos estatutos e a elaboração de um regimento interno do Cabido Metropolitano. Desde então, foi extinta a categoria de cônego honorário permanecendo apenas duas categorias de cônegos: catedráticos e eméritos (com mais de 80 anos). Há 14 vagas para cônegos catedráticos. Os novos cônegos assumem as vagas antes ocupadas pelos Cônegos José Adriano e José Miguel de Oliveira, que completaram 80 anos.

Dom Odilo explicou que, ao longo da história, o Cabido de São Paulo foi assumindo funções diferentes, mas sua atribuição principal é o serviço à Catedral, igreja-mãe da Arquidiocese. “Os cônegos formam o grupo de sacerdotes que de maneira especial tem a missão de ajudar a dar vida e a manter a Catedral viva, dinâmica e atuante”, destacou o Arcebispo.

O Purpurado recordou que o Cabido é a instituição eclesiástica que reúne cônegos (do latim, canonicus) e representa, segundo o Código de Direito Canônico, o “colégio de sacerdotes ao qual compete realizar as funções litúrgicas mais solenes na igreja catedral ou colegiada; além disso, compete ao cabido da catedral desempenhar funções que lhe são confiadas pelo direito ou pelo Bispo diocesano”, disse, recordando o cân. 503.

O rito de investidura contou com o momento da profissão de fé e a promessa de fidelidade feita diante do Cardeal, e a entrega do anel e do barrete, símbolos que identificam o cônego.

ESCOLA DE AMOR

Cônego João Inácio Mildner nasceu em 19 de janeiro de 1960, em Boa Vista do Buricá (RS). É o quarto filho de Orlando e Maria Angelina. A vocação nasceu no berço familiar com o testemunho de fé e a religiosidade dos pais, de dois tios sacerdotes e duas tias freiras.

Foi ordenado sacerdote em 28 de novembro de 1986, na Diocese de Santo Ângelo (RS). Veio a São Paulo para um estágio e aqui está há 32 anos, servindo como Capelão do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Atualmente, também é Assistente Eclesiástico da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo. “Estar a serviço da Igreja na área da saúde é fazer o que Jesus pediu: amar sem preconceito, amar o irmão como ele é em sua essência, enfim, é uma escola de amor, é sentir a presença misericordiosa de Deus guiando e orientando a missão”, disse.

Sobre a instituição de cônego, o Sacerdote afirmou acolher a nova missão “com alegria e fidelidade a Deus para ser um sinal e instrumento da graça de Deus no Cabido e na Catedral, a serviço da Igreja e do povo de Deus”.

Cônego João Inácio Mildner mencionou que o cabido é um colegiado que está a serviço do Evangelho. “Os títulos são passageiros. Nossa missão é servir a Igreja no anúncio do Reino e na colegialidade fazer com que a cidade e o povo de Deus redescubram o Cristo que habita esta megalópole”, disse.

“O rito de investidura nos recorda de que não estamos sozinhos. Estamos a serviço da Igreja e apoiados por irmãos com o mesmo objetivo: anunciar a Cristo e zelar pela Catedral. O anel e o barrete são sinais de consagração e serviço. Evidenciam que caminhamos com a Igreja na proximidade com o povo”, salientou.

DEUS ME CHAMA

Cônego Helmo Cesar Faccioli nasceu em Franca (SP), em 19 de novembro de 1948. Filho de Hermenegildo e Alda Mariano Faccioli, ele tem duas irmãs. Aos 16 anos, ingressou no Seminário da Congregação dos Padres Claretianos, sendo ordenado em 22 de fevereiro de 1976.

Na congregação, atuou como formador dos seminaristas. Foi Pároco por 18 anos na Paróquia Imaculado Coração de Maria, na Consolação, e em 2013 foi incardinado na Arquidiocese de São Paulo. Há 34 anos, é orientador religioso do Colégio Santa Marcelina, no bairro de Perdizes, e Capelão da Congregação das Irmãs de Santa Zita, no bairro de Higienópolis. Atualmente, é Vice-Cura da Catedral da Sé e cerimoniário da Arquidiocese.

Ao falar da nova missão, Cônego Helmo mencionou as palavras do juramento feito no rito de instituição dos cônegos: “Ao fazer este juramento de fidelidade à Igreja-mãe da nossa Arquidiocese, renovo a fidelidade à Igreja de São Paulo, ao Arcebispo e a seus sucessores. Este é um motivo de muita alegria”.

“‘Servir ao Senhor com alegria’ é o meu lema sacerdotal e na caminhada de cônego quero manter a alegria de ser padre, de servir ao Senhor, estando junto às pessoas. Sinto que sou um instrumento de Cristo não só na dimensão espiritual e sacramental, mas, sobretudo, na convivência social e pastoral”, mencionou.

Sobre a celebração da investidura, o Cônego ressaltou que foi um momento de alegria e confirmação da vocação. “Deus me chamou e renovou o meu chamado para uma missão que é servi-lo com alegria, doando minha vida”, finalizou.