Cardeal Scherer envia orientações para a celebração de Corpus Christi

A A
.
Publicado em: 10/06/2020 - 11:30
Créditos: Redação

Na próxima quinta-feira, 11, a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, mais conhecida como Corpus Christi. Este ano, a data será comemorada no contexto da pandemia de COVID-19 e as medidas de isolamento social que impedem a realização de celebrações com a presença de fiéis, para evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus.

Em carta enviada ao clero e fiéis da Arquidiocese de São Paulo neste sábado, 6, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, ressaltou que, apesar das limitações e precauções que devem ser tomadas, haverá a celebração da solenidade litúrgica nas paróquias e comunidades católicas nessa data, mesmo tendo havido a antecipação do feriado municipal para o último dia 20 de maio.

LEIA TAMBÉM: 
Carta de Dom Odilo Scherer sobre a Solenidade de Corpus Christi 2020

ORIENTAÇÕES

Em seguida, Dom Odilo apresentou algumas indicações para as celebrações. Ele reiterou que ainda não será possível promover celebrações com aglomeração de pessoas, mas afirmou que “a celebração em pequenos grupos, e com a observância das recomendações sanitárias, pode ser feita”.

“Também pode ser feita alguma manifestação pública com a Eucaristia, pois isso faz parte da festa de Corpus Christi. O Sacerdote pode levar a Eucaristia para fora da Igreja, com o ostensório, apenas com alguns acompanhantes, e dar a bênção ao povo”, afirmou o Arcebispo, recomendado, ainda, que, por não ser feriado municipal, essa manifestações sejam feitas em horário conveniente. Além disso, o Cardeal sugeriu que se informe o povo sobre essas manifestações, orientando-os a colocas algum sinal de fé na porta, janela ou portão de sua residência ou estabelecimento.

Dom Odilo recordou que, para os católicos, essa solenidade continua a ser um “dia santo de guarda”.  “Contudo, tendo em vista que o feriado, neste ano, já foi antecipado, não deve ficar onerada a consciência de quem precisa trabalhar e não puder observar esse dia santificado”, ressaltou, reforçando a recomendação para que todos acompanhem pelos meios de comunicação alguma celebração da missa nesse dia.

TRÍDUO EUCARÍSTICO

Como preparação para a solenidade, o Cardeal sugeriu que os padres, paróquias, comunidades religiosas e demais organizações eclesiais promovam um tríduo eucarístico ou se unam a celebração de algum tríduo, a partir da segunda-feira, 8.

“Pode ser uma Hora Eucarística, com adoração, oração silenciosa individual ou em pequenos grupos, com a leitura de textos eucarísticos, breves reflexões oportunas; onde for possível, também dar a bênção eucarística”, aconselhou.

O Arcebispo lemnrou, ainda, que na terça-feira, 9 de junho, se celebra a memória litúrgica de São José de Anchieta, missionário jesuíta e um dos fundadores da cidade de São Paulo. “Recorramos também à sua fraterna intercessão pela nossa Igreja em São Paulo, pelas necessidades e aflições do povo e do Brasil”, pediu o Arcebispo.

“Celebrando a Eucaristia ‘em memória de Jesus Cristo’, elevamos todos os dias a Deus a adoração, o louvor, a súplica, a intercessão e a ação de graças da Igreja e da humanidade inteira, junto com Cristo, ao Pai celeste”, concluiu o Cardeal Scherer.

Para acompanhar a celebração de Corpus Christi, está disponível para download o arquivo digital do folheto litúrgico Povo de Deus em São Paulo.