Coleta missionária será realizada nos dias 21 e 22

A A
“A Alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” é o tema escolhido pelas Pontifícias Obras Missionárias para a Campanha Missionária este ano
Publicado em: 17/10/2017 - 09:15
Créditos: Redação

Na Igreja do mundo todo, o mês de outubro é dedicado à intensificação das missões, tanto no que toca à sua conscientização pelos cristãos, buscando animá-los para a grandeza e necessidade dessa obra de evangelização, quanto no que diz respeito a contribuições que sustentam as obras missionárias em diversos países. 

Por isso, a Igreja no Brasil realiza a Campanha Missionária, que, neste ano, tem por tema “A Alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, escolhido pelas Pontifícias Obras Missionárias. A temática atende ao pedido do Papa Francisco por uma nova etapa de evangelização, marcada pela alegria. O lema - “Juntos na Missão Permanente” - faz referência à necessidade de que todos os membros da Igreja cooperem entre si e caminhem unidos para o sucesso da missão.

A concretização desse trabalho em conjunto acontecerá em uma coleta em toda a Igreja no Dia Mundial das Missões, em 21 e 22 de outubro, em cada paróquia e comunidade. O dinheiro arrecadado será enviado ao Fundo Universal de Solidariedade, em Roma, administrado pelas Pontifícias Obras Missionárias, para ser destinado a projetos de evangelização em todo o mundo. 

As Pontifícias Obras Missionárias são, conforme as palavras do Papa Francisco na Mensagem para o Dia Mundial das Missões deste ano, “um instrumento precioso para suscitar, em cada comunidade cristã, o desejo de sair das próprias fronteiras e das próprias seguranças, fazendo-se ao largo a fim de anunciar o Evangelho a todos. Por meio de uma espiritualidade missionária profunda vivida dia-a-dia, pelo esforço constante de formação e animação missionária, envolvem-se adolescentes, jovens, adultos, famílias, sacerdotes, religiosos e religiosas e bispos, para que, em cada um, cresça um coração missionário”. 

O Fundo Universal de Solidariedade tem por objetivo auxiliar em diversos aspectos a obra da evangelização: boa parte dos fundos arrecadados é destinada para o sustento e promoção das vocações em terras de missão, bem como para a promoção humana e social das pessoas que se encontram nas periferias do mundo. Assim, ao contribuir para a Coleta das Missões, cada cristão tem a oportunidade de auxiliar as igrejas necessitadas a encontrarem-se cada vez mais com o amor do Pai e, assim, cumprir o mandato de Cristo de “pregar o Evangelho a toda criatura”.