Comunicar a certeza de que Deus não abandona a humanidade

A A
Comunicadoes da Arquidiocese de São Paulo se reunem em evento pelo Dia Mundial das Comunicações.
Publicado em: 26/05/2017 - 13:15
Créditos: Redação

Para comemorar o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no domingo, 28, a Arquidiocese de São Paulo, em parceria com as Irmãs Paulinas, realizou, no dia 17, no auditório Paulo Apóstolo, na Vila Mariana, o evento “Retratos de Esperança”.

Inspirado no tema da mensagem do Papa Francisco para a data, “Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo”, o evento contou com a presença do Carde al Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, e de comunicadores que deram testemunho de como comunicam a esperança em diferentes áreas de atuação.

Destacando o versículo bíblico citado pelo Papa na mensagem, “Não tenhas medo, que eu estou contigo” (Is 43,5), Dom Odilo explicou que a mensagem parte da certeza de que Deus não abandona a humanidade e quer levá-la à plenitude da salvação. “A mensagem também está no coração do Evangelho, a Boa-Nova a ser comunicada ao mundo”.

Dom Odilo incentivou todos a semear a esperança por meio da comunicação, ajudar a discernir as realidades e a perceber, como o Papa sugere, “o fio condutor dos desígnios de Deus que se realizam mesmo por meio das situações de sofrimento”. Isso, no entanto, não significa menosprezar o sofrimento dos outros, mas encontrar uma luz e comunicá-la mesmo nas situações difíceis.  “Não devemos nunca esquecer que temos a motivação profunda da esperança dentro de nós a partir do fundamento do Evangelho”, disse o Arcebispo. Aldo Quiroga, professor da PUC-SP e jornalista que atua na TV Cultura, foi um dos comunicadores que partilharam suas experiências no evento. Ele afirmou que embora o Brasil seja considerado por muitos o País da esperança, “talvez não seja tão difícil comunicar a esperança em outro lugar quanto aqui, sobretudo atualmente”.  O jornalista destacou, ainda, que contextualizar a verdade é uma questão fundamental para comunicar a esperança, diante da tentação dos jornalistas de propagar discursos alarmistas. “A manchete geralmente vem pronta, mas é preciso cuidado e cautela antes de multiplicar isso”. Nesse sentido, Quiroga reforçou que o comunicador precisa, em primeiro lugar, ouvir e acolher a frase “Não tenhas medo, que eu estou contigo”, para, então, poder comunicar a esperança.

Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar de São Paulo e vigário episcopal para a Pastoral da Comunicação na Arqui- diocese, explicou que o principal objetivo do encontro foi proporcionar às pessoas uma experiência concreta daquilo que o Papa quis transmitir com sua mensagem: “A realidade é aquilo que é, mas nós podemos escolher a maneira de contar esses fatos. Qual é o serviço que nós podemos oferecer como comunicadores cristãos?”, indagou.

Ouça também a mansagem para o Dia Mundial dos Comunicadores Radio 9 de julho: https://soundcloud.com/arquisp/mensagem-para-o-dia-mundial-das-comunicac...