Comunidade judaica de SP participa de audiência geral

A A
Encontro, realizado nesta quarta (21) contou com delegação acompanhada pelo Cardeal Odilo Scherer.
Publicado em: 21/10/2015 - 21:45
Créditos: Redação com CONIB

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, acompanhou nesta quarta-feira, 21, a delegação da comunidade judaica de São Paulo na audiência geral com o Papa Francisco, na praça de São Pedro. O encontro do papa com lideranças da comunidade judaica ocorreu no contexto da celebração pelos 50 anos do documento  do Concílio Vaticano II, “Nostra Aetate” (Nosso Tempo), que abriu caminhos para o diálogo entre católicos e judeus. Estavam presentes Fernando Lottenberg, presidente da Conib, integrantes de sua diretoria, e Michel Schlesinger, rabino da CIP e representante da Conib para o Diálogo Inter-Religioso.

“Que esta visita a Roma vos ajude a estar prontos, como Abrahão, a sair cada dia para a terra de Deus e do homem, revelando-vos um sinal do amor de Deus por todos os seus filhos”, saudou o Papa. Coincidentemente, o trecho da Torá lido esta semana é “Lech Lechá”, que se inicia com o chamado de Deus a Abraão para que deixasse sua terra de origem e a casa de seu pai e viajasse à terra que Ele lhe mostraria.

Na audiência na Praça São Pedro, também foi lido o Salmo 98, que diz: “Lembrou-se (Deus) da sua benignidade e da sua verdade para com a casa de Israel".

“Este encontro é um marco do trabalho de aproximação que judeus e católicos vêm desenvolvendo no país, ao longo das últimas décadas”, afirmou Lottenberg.

Celebração em São Paulo

Em setembro, o cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e da Comissão para as Relações Religiosas com os Judeus, veio a São Paulo e ao Rio de Janeiro para celebrar com a comunidade judaica os 50 anos da Nostra Aetate. O evento, organizado pela Arquidiocese de São Paulo e pela Confederação Israelita do Brasil (CONIB), aconteceu no TUCA. “Esta declaração não perdeu a atualidade, ela continua servindo como bússola na reconciliação. Como declarou o papa Francisco, diante da atual onda de antissemitismo: ‘não se pode ser cristão e antissemita’”, afirmou Koch em sua palestra.

Na ocasião, Dom Odilo recordou que ““Em São Paulo, graças a Deus, o diálogo católico-judaico desenvolveu-se de maneira particular através da afirmação e da defesa conjunta da dignidade humana e dos direitos da pessoa em tempos particularmente difíceis da vida nacional, da repressão política”, acrescentou Dom Odilo, recordando as muitas manifestações públicas realizadas durantes esses 50 anos na cidade de São Paulo entre católicos e judeus conjuntamente”. (Leia mais aqui)