Contemplados com a Medalha São Paulo Apóstolo são reconhecidos por testemunho do Evangelho na cidade

A A
Na noite da terça-feira, 22, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA), aconteceu a cerimônia de entrega da Medalha São Paulo Apóstolo 2023.
Publicado em: 24/08/2023 - 12:15
Créditos: Redação

Na noite da terça-feira, 22, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA), aconteceu a cerimônia de entrega da Medalha São Paulo Apóstolo 2023. Instituída em 2015, o prêmio visa a estimular e dinamizar a vida eclesial e pastoral na Arquidiocese de São Paulo.

Ao fazer a saudação inicial, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, ressaltou que “a Medalha foi instituída para ser um sinal de reconhecimento, valorização de tantas coisas bonitas que se fazem na Arquidiocese, que nem sempre aparecem”.

Ele ainda recordou que esse reconhecimento não pretende vangloriar as pessoas, mas, por meio de seus testemunhos, reconhecer a ação divina, como exortou Jesus no Evangelho: “Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vendo as vossas boas obras, glorifiquem o Pai que está no céu”.

TESTEMUNHO LAICAL

A primeira categoria na cerimônia foi a de Testemunho Laical, cujos contemplados foram Moacir Rodrigues de Siqueira e Maria Divina Vicente Rodrigues. Casados há 54 anos, eles são membros da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, da Região Sé, onde colaboraram em diversas pastorais e serviços, sendo reconhecidos por seu testemunho de fé, de vida matrimonial e de serviço eclesial.

“Nós nos inspiramos na Sagrada Família, tendo como centro da nossa vida e perseverança a Palavra de Deus, que nos alimenta, sustenta e nos ajuda a superar todas as situações que enfrentamos”, afirmou a homenageada.

SERVIÇO SACERDOTAL

O homenageado da categoria Serviço Sacerdotal foi o Cônego José Adriano, 80, que, há mais de 40 anos, colabora como formador dos futuros padres, sendo professor e diretor espiritual em diferentes casas de formação do Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição.

“Dedico esta Medalha e a honraria que a acompanha aos seminaristas da Arquidiocese de São Paulo e aos padres que, um dia, foram meus formandos e àqueles que foram meus alunos”, manifestou o Sacerdote.

AÇÃO CARITATIVA

Contemplada na categoria Ação Caritativa e de Promoção Humana, Maria Isabel Simões é voluntária há mais de 40 anos na farmácia da Paróquia Nossa Senhora de Loreto, na Região Santana.

Emocionada, a homenageada afirmou que a Medalha não é apenas para ela, mas também às demais voluntárias que se dedicam incansavelmente a esse serviço de caridade.

AÇÃO MISSIONÁRIA

O Padre Luciano Andreol, missionário italiano da Companhia de Maria (Monfortinos), foi o contemplado com a Medalha na categoria Ação Missionária. Pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima, na Região Brasilândia, ele é reconhecido por seu zelo missionário e atenção pastoral para com os mais necessitados, trabalho que se intensificou no período da pandemia.

Ao agradecer a homenagem, o Sacerdote compartilhou a experiência marcante que viveu em seu ministério por meio da “pastoral da consolação”, oferecendo assistência religiosa aos familiares das inúmeras vítimas de COVID-19 sepultadas no Cemitério de Perus.

INOVAÇÃO PASTORAL

Na categoria de Inovação na Metodologia Pastoral, a contemplada foi Lilian Branda Miguel, jovem missionária do Movimento Eclesial Aliança de Misericórdia, responsável por uma iniciativa de evangelização da juventude em diversas praças do centro de São Paulo, inserindo-se nas festas e eventos de que os jovens participam nas madrugadas da cidade.

No agradecimento, ela enfatizou que essa experiência evidenciou o quanto os jovens, muitas vezes considerados perdidos no mundo, estão sedentos de Deus, e anseiam uma palavra, oração e atenção. “Que possamos acreditar na juventude. Nós temos sede de ser evangelizados”, completou.

EDUCAÇÃO CRISTÃ

Psicóloga, pedagoga e mestre em Comunicação, Patrícia Midões de Matos foi a contemplada com a Medalha na categoria Educação Cristã.

Integrando o trabalho nas áreas da saúde e da educação, entre muitas iniciativas, ela é responsável pelo projeto “Patrícia Convida”, que aborda tópicos ligados à gestão do cuidado, ajudando no crescimento dos vínculos familiares, voltados às mulheres que buscam lidar com equilíbrio entre família e trabalho.

“Dedico esta Medalha às minhas colegas mães, muitas delas profissionais de diversas áreas, que compartilham seu conhecimento e ajudam a informar”, agradeceu.

DEFESA E PROMOÇÃO DA VIDA

Os contemplados na categoria Defesa e Promoção da Vida e da Dignidade Humana foram os psicólogos Luiz Carlos Carmona Reche e Eneida André Carmona. Casados há mais de 40 anos, eles fundaram, há 19 anos, a Comunidade Unidos em Cristo, que desde 2011 desenvolve duas iniciativas voltadas à promoção da vida: o Projeto Raquel, para o atendimento de mulheres que sofrem as consequências psíquicas e espirituais do aborto; e o serviço Gravidez em Crise, para mulheres em uma situação de gestação inesperada ou em uma circunstância adversa, que necessitam de um acompanhamento pastoral especializado.

O casal dedicou a homenagem aos membros que se envolvem diariamente na escuta de mulheres que vivem situações de sofrimento e buscam restaurar a sua dignidade, valorizando a vida desde a concepção.

COMUNICAÇÃO, CULTURA E SERVIÇO SOCIAL

A primeira Medalha concedida a instituições ou organizações que tenham se destacado por sua participação ou colaboração com a ação eclesial ou pelo seu testemunho dos valores do Evangelho foi à revista de animação vocacional ROGATE, na categoria Comunicação.

Na categoria Cultura, a homenageada foi a Comunidade Católica Shalom, responsável pela realização do festival Halleluya na cidade de São Paulo, evento de evangelização que reúne cerca de 10 mil pessoas, com celebrações, atividades artísticas, musicais, esportivas e solidárias.

Já o contemplado na categoria Serviço Social foi o Instituto Meninos de São Judas Tadeu, obra social fundada em 1946, que atende mais de 2 mil crianças e adolescentes por meio de serviços de acolhimento institucional e centros educacionais.

MENÇÃO HONROSA

Este ano, foram concedidas duas medalhas como Menção Honrosa. A primeira delas foi ao Padre Pedro Kuniharu Iwashita, Sacerdote da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos), doutor em Teologia, que por mais de 30 anos foi professor na Faculdade de Teologia da PUC-SP e, atualmente, colabora no Seminário de Teologia Bom Pastor.

Também foi contemplada a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN-Brasil), fundada na Alemanha, em 1947, com a missão de levar socorro à Igreja onde há falta de meios econômicos ou quando a violação da liberdade religiosa dificulta ou impossibilita a missão evangelizadora. Essa instituição possui cerca de 5,7 mil projetos pastorais apoiados a cada ano, em aproximadamente 130 países, incluindo o Brasil, onde mantém um escritório desde 1997.

Para assistir à íntegra da cerimônia, acesse: https://tinyurl.com/22mtd9ye.