Dom Airton José dos Santos é o novo presidente do Regional Sul 1 da CNBB

A A
Arcebispo de Campinas foi eleito durante a assembleia do episcopado paulista realizada em Aparecida
Publicado em: 11/06/2015 - 11:00
Créditos: Redação com Regional Sul 1 da CNBB

O arcebispo metropolitano de Campinas, Dom Airton José dos Santos, foi eleito presidente do Regional Sul 1 da CNBB na tarde desta quarta-feira, 10. Para vice-presidente foi eleito Dom Pedro Luis Stringhini, bispo Mogi das Cruzes. Já o secretário geral para os próximos quatro anos será Dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo e vigário episcopal para a Região Lapa.

A eleição aconteceu durante a Assembleia dos Bispos do Sul 1, realizada desde terça-feira, 9, em Aparecida, com o tema as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2015-2019, aprovadas pela Assembleia Geral da CNBB, e suas implicações para o Regional que compreende as 41 dioceses do Estado de São Paulo.

Dom Airton sucede ao Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, na presidência da entidade, que tinha como vice-presidente Dom Moacir Silva arcebispo de Ribeirão Preto, e como secretário, Dom Tarcísio Scaramussa, bispo de Santos.

O novo presidente do Sul 1 nasceu na cidade de Bom Repouso (MG), em 25 de junho de 1956, primeiro dos sete filhos do casal José Julião dos Santos e Benedita Vieira da Fonseca. Foi ordenado diácono no dia 31 de agosto de 1985 e presbítero no dia 8 de dezembro do mesmo ano, por Dom Cláudio Hummes, então Bispo da Diocese de Santo André. Exerceu a função de secretário do Conselho Episcopal do Regional Sul 1 da CNBB no período de 2003 a 2011.

Seu lema episcopal  é “Eu vim, ó Deus, para fazer a vossa vontade” (Hb 10,9).