Dom Odilo completa 8 anos a frente da Arquidiocese de São Paulo

A A
<p>A celebração contou com a presença do sr. núncio apostólico dom Lorenzo Baldisseri, dos cardeais Eusébio Oscar Scheid e Geraldo Magella Agnelo</p>
Publicado em: 29/04/2015 - 15:00
Créditos: Canção Nova

Aos 57 anos, o novo Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer, tomou posse no dia 29 de Abril de 2007 às 15 horas na Catedral da Sé.

Dom Odilo é responsável por cerca de 6 milhões de fiéis da terceira maior arquidiocese do mundo, depois da Cidade do México e Guadalajara. Ele é sétimo sacerdote a ocupar o posto.

Cerca de 4 mil pessoas participaram da cerimônia de posse além de sacerdotes de varias regiões, entre eles Dom Lorenzo Baldisselli, Núncio Apostólico (representante do Santo Padre), O arcebispo de Salvador e presidente da Conferência Nacional dos bispos do Brasil, Dom Geraldo Majela Agnelo, o Arcebispo do rio de Janeiro, Dom Eusébio Scheidt, Além de bispos auxiliares de São Paulo.

A missa que foi transmitida pelo Sistema Canção Nova de comunicação contou com a presença do Fundador da Comunidade Canção Nova, Padre Jonas Abib e a co-fundadora Luzia Santiago.

Representantes de outras religiões também acompanharam a Missa. O Presidente da Congregação Israelita Paulista Henry Sobel e o Xeque Armando Hussein acreditam que Dom Odilo fortalecerá o diálogo inter-religioso. “Não tenho a mínima dúvida de que o diálogo vai florescer a partir de hoje”, disse o Rabino Sobel. O Xeque Hussein afirmou estar otimista quanto à questão: “A expectativa é muito positiva. O diálogo vai continuar aberto, de forma que a unidade vai se manter, juntamente com o ecumenismo”.

Autoridades civis e militares compareceram à celebração e fizeram pronunciamentos. O Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab elogiou a participação da Igreja Católica na história da cidade e desejou boas-vindas ao novo Arcebispo: “Em nome da cidade, agradeço à Igreja por sua participação forte e necessária. Desejamos a sua presença contínua na figura de Dom Odilo”, disse

O Presidente Luís Inácio Lula da Silva lembrou outros sacerdotes que conduziram a Arquidiocese e ofereceu apoio, em mensagem lida pelo Bispo Auxiliar Dom Pedro Stringhini: “Tenho certeza que Dom Odilo terá a iluminação divina para honrar esta tradição maravilhosa que se forma nesta Arquidiocese, que teve o privilégio de ter entre seus pastores, nos últimos anos, figuras como a de Dom Paulo Evaristo Arns e a de Dom Cláudio Hummes. Cada um deles, a seu momento e a seu estilo, constituíram pastores não apenas do rebanho católico mas de todo o povo de São Paulo, especialmente dos mais pobres e excluídos”.

Dom Odilo começou a homilia agradecendo ao papa Bento VXI por escolhê-lo para governar a Igreja de São Paulo. Depois falou da missão da Igreja e da necessidade de evangelizar com alegria e testemunhar uma vida santa:

"Olhar para Jesus Cristo como bom pastor que entregou sua vida por suas ovelhas. Hoje a Igreja de SP acolhe seu novo pastor mais o maior pastor é Jesus que está nele. Ide por todo mundo e anunciai o evangelho a todas as criaturas… Fazei isto em memória de mim … convite aos discípulos e a nós a fazermos igual a ele… a fé nunca pode falta em nossas comunidades… Perseverar na ordem do Senhor Jesus Cristo, permanecer fiel em seu seguimento… Encorajo aos religiosos e membros da comunidades, ao missionários e todo o clero a Irradiar a alegria da fé e testemunhar com uma vida santa Estimulo e abençôo a todos que trabalham com os pobres. Encorajo a todos os empenhados nos serviços missionários nesta e além desta arquidiocese…

Falou da graça de tomar posse de uma arquidiocese como a de São Paulo poucos dias antes da vinda do Santo Padre ao Brasil e a beatificação de Frei Galvão…

Lembrou dos bispos que passaram por essa arquidiocese e que deixaram uma grande herança espiritual, serão de grande inspiração para ele.

No encerramento de sua pregação, Dom Odilo Pedro Scherer pediu ajuda a Deus: “Suplico, neste momento, ao Pai providente e misericordioso, ao Filho salvador, ao Espírito de toda consolação: Velai, ó Bom Pastor, sobre o rebanho que vos pertence, protegei-o e conduzi-o, para que, apesar de sua fraqueza e da fragilidade daquele que colocais à sua frente como pastor, ele possa contar sempre com a vossa fortaleza. Amém".