Em comunhão com os povos nativos, plasmar uma Igreja com rosto amazônico

A A
Seguindo as orientações da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e da Encíclica Laudato Si, a REPAM trabalha com a Secretaria-geral do Sínodo, em preparação para o Sínodo Pan-amazônico
Publicado em: 23/01/2018 - 08:45
Créditos: Redação

Vatican Media

Após a visita do Papa Francisco a Puerto Maldonado e seu encontro com as populações originárias, a cidade peruana hospedou um encontro preliminar para a preparação do Sínodo Pan-amazônico em programa para outubro de 2019.

Convocados pelo Papa Francisco, mediante o Secretário Geral do Sínodo, Cardeal Lorenzo Cardeal Baldisseri, reuniram-se nos dias 19 e 20 de janeiro bispos de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Inglesa, Peru, Suriname e Venezuela, membros da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM, representantes do Conselho Episcopal Latino-americano, CELAM, da Conferência dos Religiosos, CLAR, e da Caritas.  

Foi uma sessão de consulta na qual foram expressas as inquietudes dos povos e os desafios pastorais das realidades amazônicas. No final desta série de encontros, manifestando satisfação pelo processo formal do Sínodo ter tido início em território amazônico, a REPAM difundiu um comunicado em que informa quais serão as seguintes etapas:

“O seguinte passo será a elaboração dos documentos preparatórios, como corresponde em todo processo sinodal, mediante os quais os bispos do território amazônico e seu povo continuarão sendo consultados. Estes passos seguirão as orientações dadas pelo Papa Francisco, sobretudo na Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” e na Encíclica Laudato Si: sobre o cuidado da Casa Comum”.

“Queremos fazer nossas as palavras do Santo Padre sobre o reconhecimento dos nossos povos como interlocutores que, com sua sabedoria ancestral e sua diversidade cultural, tornam possível o cuidado da Casa Comum”.

“Confiamos que, em comunhão com nossos povos originários, possamos encontrar novos caminhos para plasmar uma Igreja com Rosto Amazônico”.

A nota é assinada pelo Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM, Cardeal Cláudio Hummes.