Encontro das Famílias na Filadélfia terá caráter universal

A A
O 8º Encontro Mundial das Famílias a ser realizado de 22 a 27 de setembro de 2015 em Filadélfia (EUA), com a presença do Santo Padre, foi apresentado nesta quinta-feira
Publicado em: 26/06/2015 - 09:15
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

O 8º Encontro Mundial das Famílias a ser realizado de 22 a 27 de setembro de 2015 em Filadélfia, Estados Unidos, foi  apresentado no final da manhã desta quinta-feira, 25, na Sala de Imprensa da Santa Sé, pelo presidente do Pontifício Conselho para as Famílias, Dom Vincenzo Paglia e pelo arcebispo de Filadélfia, Dom Charles Chaput, entre outros.

Considerando que a família está no centro da atenção da Igreja e da sociedade civil, Dom Paglia esclareceu, logo no início, que tudo será focado neste objetivo:

“Apresentaremos na Filadélfia algumas pesquisas científicas realizadas nestes anos, tanto na Europa como nos Estados Unidos, assim como na América do Sul, onde – dados na mão e além das definições – revela que estas famílias são o recurso mais importante da sociedade, mesmo se não se fala sobre isto, mesmo se às vezes são um pouco “surradas”, mesmo se às vezes são esquecidas”. O encontro de Filadélfia, prossegue o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, será mundial, pois foi pensado para que seja “visto e contado em todo o mundo”.

Evento em duas partes

O Arcebispo Charles Joseph Chaput, por sua vez, falou sobre o desenvolvimento do encontro, explicando que será divido em duas partes: “um é o Congresso Mundial das Famílias que se realizará de 22 a 25 de setembro no Pennsylvania Convention Centre. O Congresso é uma ocasião para todos aqueles – quer católicos ou pertencentes a outras religiões – que acreditam que a família é a pedra angular da sociedade, para unirem-se no compromisso de reafirmar as suas ligações mais íntimas e reafirmar a sua ligação na nossa vida. Nós todos temos uma família e a família é muito importante para nós”. A segunda parte – explicou Dom Chaput – diz respeito à viagem do Papa Francisco à Filadélfia, que se realizará no sábado e domingo, ou seja, 26 e 27 de setembro, quando o Santo Padre participará dos eventos de conclusão do VIII Encontro Mundial das Famílias.

Participantes

Até o momento existem mais de 11.800 pessoas regularmente registradas para o encontro. Destas, mais de mil são para o Congresso dos Jovens, entre os 6 e 17 anos. Neste universo, ainda parcial de inscrições, estão representadas mais de 100 nações, com os Estados Unidos ocupando a primeira colocação, seguidos pelo Canadá, Vietnã, República Dominicana e Nigéria. Os cinco continentes estarão representados.

Milhares de voluntários estão sendo mobilizados para o evento, incluindo cerca de 40 pessoas com oitenta anos de idade. Muitas pessoas colocarão suas casas à disposição para hospedar os participantes. Nem todo o programa está ainda pronto, pois o itinerário completo do Papa Francisco não foi ainda divulgado, mas o será em breve, explicou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi. No site do evento (também em português) poderão ser encontradas todas as informações necessárias.

Evangelho de Lucas, o livro das famílias

Dom Paglia observou que o evento terá um caráter universal. “Ao final de todas as celebrações – afirmou – o Papa entregará a cinco cidades do mundo – Havana (América), Marselha (Europa), Hanói (Ásia), Sydney (Australia) e Kinshasa (África) – 200 mil cópias a cada uma do Evangelho de Lucas assinadas pelo próprio Pontífice. Estas cópias partirão da Filadélfia para as famílias das periferias destas grandes cidades, para mostrar a universalidade da iniciativa, para que o Evangelho da família torne-se também o livro das famílias”.

Sínodo para a Família

O Presidente do Pontifício Conselho para a Família sublinhou ainda a estreita ligação entre o evento do final de setembro nos Estados Unidos e o Sínodo Geral Ordinário sobre a Família que se realizará em outubro no Vaticano, para o qual foi apresentado o Instrumentum laboris:

“Acredito que, obviamente, os temas ou todo o Instrumentum laboris será objeto de reflexão e também de aprofundamento. Mas não existe dúvida de que o estilo desejado pelo Papa Francisco, de uma Igreja sinodal, encontra também na Filadélfia uma das expressões mais significativas”.

Interpelados pelos jornalistas, os prelados responderam a uma pergunta sobre a presença nos eventos da Filadélfia de pessoas homossexuais. O Bispo Auxiliar da Filadélfia, Dom John J. McIntyre, antecipou que o docente universitário Ron Belgau, um dos promotores da iniciativa ‘Spiritual Friendship – Amizade espiritual – fará um pronunciamento sobre o tema:

‘Ele falará sobre como aceitou sua orientação sexual e do modo em que, neste amadurecimento, tenha abraçado o ensinamento de Cristo e da Igreja; após falará também a mãe, ilustrando a sua perspectiva de mãe e falando sobre sua aceitação da orientação sexual do filho, também no âmbito da família”.