Igrejas cristãs se unem em oração na preparação do Natal

A A
Preparação ao Natal e pelos 40 anos do Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs, foram motivos da celebração ecumênica
Publicado em: 20/12/2017 - 13:45
Créditos: Redação

Luciney Martins/O SÃO PAULO

“Pelos pecados, erros passados; por divisões da tua Igreja, ó Jesus; Senhor, piedade de nós”, pedia o canto penitencial entoado por líderes de diferentes denominações cristãs reunidos na celebração ecumênica em preparação para o Natal, na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, no centro da cidade, na quarta-feira, 13. O ato também comemorou os 40 anos do Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs (Mofic). 

Ao acolher os participantes, Dom Odilo recordou que o evento também acontecia no contexto dos 500 anos da Reforma Luterana. “Essa ocasião nos levou a refletir a todos e a elevar nossos propósitos de avançarmos na busca do caminho da unidade, na busca da conversão de todos nós a Jesus Cristo e ao Evangelho, à fidelidade a Ele. Este é o caminho para a busca da verdadeira unidade, que, segundo o Evangelho, Jesus nos recomenda e deseja: que todos sejam um”.

“Nós estamos na cidade de São Paulo de tantas formas presentes nas nossas igrejas, nossas comunidades, nossas congregações que se reúnem, nas nossas escolas, nas nossas muitas iniciativas sociais. Por meio de tudo isso, somos chamados, diariamente, a ser testemunhas de Deus na cidade, fazer com que, de fato, o sinal de Deus apareça. Deus nos encarrega – ‘vós sereis minhas testemunhas’. Em muitas situações, se diria que se apresenta mais a ausência de Deus do que a presença Dele”, acrescentou o Cardeal. 

 

Orar uns pelos outros 

Após a proclamação do Evangelho segundo São João, no qual Jesus se dirige ao Pai pedindo “para que todos sejam um... para que o mundo acredite que tu me enviaste” (Jo 17, 20-26), o Bispo Primaz da Igreja Apostólica Armênia no Brasil, Dom Nareg Berberian, fez uma reflexão na qual destacou a importância da oração para a vivência do Advento e do Natal. “Este é um tempo para a oração. Devemos estar preparados para saudar o Rei dos reis, Nosso Senhor Jesus Cristo. Devemos orar uns pelos outros. Essa é 
uma experiência enriquecedora”, afirmou.  

Ao falar sobre a intolerância que ameaça a paz, o Bispo ressaltou que as diferenças culturais e religiosas entre as várias nações estão criando uma grande tensão. “Infelizmente, o ódio tem feito parte de nossas vidas. Matar é considerado um ato heroico. Enquanto não houver compreensão e respeito entre as pessoas e as culturas, não haverá paz e estabilidade”. 

 

MOFIC

Constituído em 27 de abril de 1977, o Mofic tem a missão de desenvolver o espírito de fraternidade e de cooperação entre as igrejas cristãs, planejar, promover e avaliar as suas atividades ecumênicas realizadas em São Paulo, nos âmbitos da oração, espiritualidade, formação e ação social. 

Atualmente, as igrejas-membro do Mofic são: Católica Apostólica Romana, Anglicana, Ortodoxa Antioquina, Apostólica Armênia, Presbiteriana Unida e Evangélica de Confissão Luterana. Desde o ano 2000, o Movimento é conhecido como representação estadual do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) em São Paulo.