Madre Teresa de Calcutá será canonizada em 4 de setembro

A A
O Papa Francisco anunciou a data da canonização da fundadora das Missionárias da Caridade na manhã desta terça-feira, 15
Publicado em: 15/03/2016 - 09:00
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

O Papa Francisco anunciou, na manhã desta terça-feira, 15, que Madre Teresa de Calcutá será canonizada em 4 de setembro. O anúncio foi feito durante Consistório realizado no Vaticano.

O Santo Padre também informou as datas para a canonização de outros quatro beatos. Em 5 de junho: Estanislau de Jesus Maria (João Papczyński) e Maria Elisabeth Hesselblad. Em 16 de outubro:  José Sánchez Del Río e José Gabriel Del Rosario Brochero.

Madre Teresa, batizada com o nome de Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, nasceu em 1910, em Skopje, atual capital da Macedônia, e faleceu em setembro de 1997. João Paulo II a beatificou em 19 de outubro de 2003.

A Fundadora das Missionárias da Caridade, na Índia, e prêmio Nobel da Paz em 1979, Teresa se dedicou aos pobres e doentes de hanseníase trabalhando nas ruas de Calcutá sempre com seu sari (veste típica indiana) branco debruado de azul, a imagem com que o mundo se habituou a vê-la.

A Congregação cresceu rapidamente e hoje conta cerca de 4,5 ml religiosas em mais de 130 países, nos quais mantém cerca de 700 casas dedicadas a ajudar os mais desfavorecidos.

‘Milagre brasileiro’

O milagre que abriu caminho para a canonização de Madre Teresa de Calcutá – atestado pela Congregação das Causas dos Santos – é atribuído à intercessão da Beata no caso de um homem brasileiro de 35 anos, afetado por uma grave doença no cérebro que se curou de uma forma inexplicável em 2008.