Medalha São Paulo Apóstolo reconhece ações evangelizadoras na cidade

A A
No Auditório Paulo Apóstolo, das Irmãs Paulinas, na Vila Mariana, aconteceu a cerimônia de entrega aos contemplados da Medalha São Paulo Apóstolo
Publicado em: 18/09/2019 - 08:30
Créditos: Redação

As notas regidas pelo maestro da orquestra e coral Elizete Costa Bacarelli deram início a uma noite muito especial para a Arquidiocese de São Paulo, no dia 4. No Auditório Paulo Apóstolo, das Irmãs Paulinas, na Vila Mariana, aconteceu a cerimônia de entrega aos contemplados da Medalha São Paulo Apóstolo.

O Arcebispo Metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer falou aos presentes sobre o propósito dessa homenagem, que em 2019 chegou à sua quinta edição. “A Medalha instituída para dar o reconhecimento a pessoas e instituições que se destacam por sua participação na vida e na missão da Igreja, em diversos ramos - que estão colaborando não só na vida interna da Igreja, mas em sua presença pública na Arquidiocese de São Paulo”.


Leia a seguir o que disseram os vencedores em cada categoria. O perfil completo dos contemplados pode ser acessado em osaopaulo.org.br/noticias/arquidiocese-anuncia-os-contemplados-com-a-medalha-sao-paulo-apostolo-2019.

Walter Barelli 
(In memoriam) – Testemunho Laical
Sua filha, Suzana Barelli, assim manifestou-se sobre a medalha concedida ao pai, falecido em julho deste ano:
“Medalhas como essa ajudam a acalentar a nossa alma e matar um pouco da saudade que já é grande. Quando eu recebi a homenagem, eu li o que vocês escreveram do meu pai, e tem um trecho, que eu inclusive destaquei: ‘Barelli sempre foi comprometido com uma fé esclarecedora e na prática equilibrada do diálogo, amor, humildade e atenção especial aos menos favorecidos’. Essa é a melhor definição do meu pai”.

Pia Sociedade Filhas de São Paulo (Revista Família Cristã) – Comunicação Social
A representante da revista, Irmã Maria Alba Veiga Garcia, comentou que “ao longo de 85 anos, a revista Família Cristã foi crescendo, se adaptando, mas nunca foi interrompida. Eu tenho que manifestar um agradecimento especial as minhas queridas irmãs e todas as paulinas que de alguma forma- trabalharam, divulgaram, promoveram e produziram a revista Família Crista. É um momento duplamente gratificante, pois manter uma revista imprensa no meio da tecnologia não é fácil, um agradecimento a todos os nossos colaboradores, a todos os que colocam sua inteligência em favor do evangelho. Temos a certeza de que ao longo da história ela formou muitas famílias”.

Sueli Maria de Camargo 
Ação Caritativa e de Promoção Humana
“Nós somos, enquanto Pastoral do Menor, o braço da Igreja em muitos lugares, dos quais muita gente não imagina. Muitas vidas são resgatadas pelas nossas mãos e muitas nós perdemos, das quais vocês tenham acompanhado na mídia. Eu quero dividir essa medalha com a minha família, agradecer a paciência com o trabalho, pois sofreram a minha ausência, porque é a Pastoral é quem vive em mim. De uma forma muito especial, aos meninos seminaristas - vocês são extremamente importantes pelo trabalho que realizam. Essa medalha é nossa, ninguém faz nada sozinho”.


Cônego José Miguel de Oliveira
Serviço Sacerdotal
“Para mim foi uma dádiva de Deus conhecer esta Arquidiocese e saber que seus pastores, sobretudo, os três arcebispos, acreditaram em mim, e que o povo de Deus também acreditou. Neste momento, só tenho que agradecer a Deus pelo dom da vida e a essa Arquidiocese. Também acrescento os diáconos da escola diaconal e agradeço o povo de Deus. Do fundo da minha alma, muito obrigado”

Padre Moisés Roberto Facchini, IMC 
Ação Missionária
“Quero agradecer por esse sinal de consideração da Arquidiocese de São Paulo, mas eu gostaria de compartilhar essa medalha com tantas pessoas, principalmente com muitos leigos e leigas que fui encontrando ao longo do meu caminho. Essa medalha para mim é mais uma provocação do que um prêmio”.

Vanderlei Ferrais de Araújo
Inovação na Metodologia Pastoral
“É uma grande alegria adentrar nas unidades da Fundação Casa, fazendo esse trabalho de evangelização. Meninos e meninas que no coração e, diante da história de cada um, necessitam da presença viva de Jesus Cristo. O trabalho que fazemos de doação, de se colocar à disposição de Deus para evangelizar. Hoje é um momento de alegria e de surpresa também, isso nos faz continuar esse trabalho que Deus nos confiou”.

Prof. Dr. José Renato Nalini
Educação Cristã
“A experiência na Secretaria Estadual de Educação foi dolorosa. Identificar a fragilidade da educação pública. O Brasil precisa mostrar as suas crianças que há esperança. Nós precisamos reinventar a educação. A educação é um dever do Estado, da família e da sociedade e é direito de todos. Mas uma educação sem Deus não é educação”.

Padre João Solak, Cr
Promoção da Vida e da Dignidade Humana
“Agradeço a Deus pela vida e pela minha vocação missionária, que nasceu já na minha juventude. O dom da vida tem que ser preservado com muito cuidado, é necessário trabalhar, dedicar nossa vida ao serviço ao mais necessitados. Quero agradecer aos jovens que atuam na Paróquia e que com amor e dedicação continuam a obra. Muitas pessoas trabalham, trabalham e trabalham por esta obra. Deus vos pague”.

Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa 
(ADCE-SP) Cultura
Assim a afirmou a diretora da ADCE-SP, Gigi Cavalieri: “Neste mundo com tantos avanços tecnológicos, cabe a nós empresários cristãos cuidarmos e sermos os guardiões dos valores da dignidade da pessoa humana. Hoje foi uma noite especial, em que sentimos a importância da ação de cada um de nós e devemos sair daqui de uma maneira diferente, com a esperança de que podemos mudar o mundo”. 

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) Serviço Social 
O diretor de Gestão Corporativa da Companhia, Adriano Stringhini, destacou que a “Sabesp tem na sua essência a transformação social - levar água, coletar e tratar esgoto faz parte do DNA da empresa e isso promove uma maior qualidade de vida. Eu gostaria de agradecer a contribuição da comunidade católica, conseguimos juntos levar água e, sobretudo dignidade e cidadania para as pessoas nos locais que mais precisam”.

Adilson José Santos Carvalhal
Menção Honrosa
“A coisa mais importante da minha vida foi lidar com as pessoas. Em 1970, criar uma empresa [Casa Flora] foi uma inspiração divina, nosso lema é ‘Deus é amor’. Quero agradecer a honra de receber essa Medalha e pedir ao Espírito Santo que me conduza a ser o empresário que ele quer que eu seja”.