Medalha São Paulo Apóstolo reconhece o testemunho de fé dos leigos

A A
Inscrições continuam até 31 de julho no portal da Arquidiocese de São Paulo. Conheça a história de premiados em anos anteriores
Publicado em: 13/06/2020 - 11:45
Créditos: Redação

Rosa dos Santos Ramicelli e Walter Barelli (in memorian) foram os dois últimos premiados da categoria “Testemunho Laical”, da Medalha São Paulo Apóstolo, instituída em 2015, no contexto das comemorações dos 270 anos de criação da Diocese de São Paulo.

O prêmio de reconhecimento tem como objetivos valorizar, estimular e dinamizar a vida eclesial e pastoral na Arquidiocese de São Paulo. Neste ano, as indicações de nomes podem ser feitas até 31 de julho no portal da Arquidiocese de São Paulo, onde também estão todas as informações sobre as categorias e os critérios para a inscrição.

Rosa dos Santos Ramicelli

A premiada em 2018 na categoria “Testemunho Laical” foi Rosa dos Santos Ramicelli, agente de pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Lapa. Com apoio do então bispo auxiliar, Dom Fernando Penteado, ela ajudou a fundar o Curso de Teologia para Agentes de Pastoral (CTAP) da Região Episcopal Lapa.

Rosa trabalha intensamente no projeto “Visitas Missionárias” – responsável pela formação de centenas de grupos de reflexão em toda a região episcopal. Além disso, coordena a equipe regional da Campanha da Fraternidade e é a principal articuladora do projeto “Mostra Cultural”, realizada em colégio católico da região, desde 2007.

Walter Barelli

O economista, falecido em 18 de julho de 2019, foi o ganhador da medalha naquele ano. Ele teve uma vida de fé e fidelidade missionária, seja na Juventude Universitária Católica (JUC), na Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e em outras instituições católicas.

Por 23 anos, conduziu o Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese). Foi ainda Ministro do Trabalho (1992-1994) e Secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (1995-2002) e deputado federal por São Paulo (2003-2007).

Você conhece alguém que mereça ser premiado?

CLIQUE E FAÇA A INSCRIÇÃO

A inscrição também pode ser feita por meio eletrônico, enviando a ficha devidamente preenchida para o seguinte e-mail: medalhasaopaulo@arquisp.org.br, junto com os devidos formulários preenchidos.

Como nos anos anteriores, a Medalha São Paulo Apóstolo será concedida a sete categorias de pessoas e três categorias de instituições e entidades. Pessoas: Testemunho laical; Serviço sacerdotal; Ação caritativa e de promoção humana; Ação missionária; Inovação na metodologia pastoral; Educação cristã; Defesa e promoção da vida e da dignidade humanas. Instituições: Cultura; Comunicação; Serviço social.

Os nomes dos comtemplados pela Medalha serão divulgados no dia 7 de agosto e a entrega do prêmio será em 26 de agosto.