Morre a Irmã Maria do Rosário, fundadora da Pastoral do Menor

A A
Religiosa tinha 82 anos e foi uma das relatoras do Estatuto da Criança e do Adolescente
Publicado em: 22/03/2018 - 11:00
Créditos: Redação

Faleceu na madrugada desta quinta-feira, 22, em São Paulo, a Irmã Maria do Rosário Leite Cintra, uma das fundadoras da Pastoral do Menor, junto com Dom Luciano Mendes de Almeida.

Irmã Maria do Rosário tinha 82 anos e pertencia a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora.

Além de idealizadora da Pastoral do Menor, ela foi uma das relatoras do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Durante a Assembleia Nacional Constituinte, nos anos 1980, ela frequentemente viajava de São Paulo a Brasília para dialogar com os congressistas sobre a necessidade de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes na Constituição Federal.

Irmã Maria do Rosário até o fim da vida continuou a lutar pela efetiva aplicação do ECA, também a partir do Instituto para o Desenvolvimento Integral da Criança e do Adolescente, por ela criada.

Em um evento promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2015, nas comemorações dos 25 anos do ECA, ela afirmou: “Houve um período em que o ECA foi mais acolhido, valorizado e implantado. Depois, houve uma dispersão dos atores iniciais, que hoje se reencontram nesse evento. É uma oportunidade de uma retomada da riqueza que o Estatuto traz como proposta jurídica e social. É um programa para a família, a escola e todas as instâncias que que trabalham com a área da criança e do adolescente”.

Pêsames

“Os agentes da Pastoral do Menor unem-se aos familiares e amigos em oração por nossa querida amiga, mestra e fundadora, Irmã Maria do Rosário Leite Cintra, cujo passamento nos foi anunciado esta manhã”, afirmou em nota, o Coordenador da Pastoral do Menor no Regional Sul 1 da CNBB, Padre Ovidio José Alves de Andrade.

“A morte da Irmã nos entristece pelo fato da Igreja perder uma mulher batalhadora em favor dos mais abandonados pela sociedade, e corajosa por não ter medo de defender aqueles que a maioria das pessoas entendiam que eram indigentes e que não mereciam nenhum apoio. No entanto, sua morte também nos coloca diante de nossa realidade humana e espiritual: para este mundo somos finitos, porém para Deus somos eternos. A Irmã Maria do Rosário não fez apenas um trabalho social, mas conseguiu realizar o que a Palavra de Deus e a Igreja sempre nos ensinou: unir fé e razão. Ela viveu intensamente sua humanidade e, com certeza, viverá de uma maneira perfeita a sua espiritualidade, na eternidade, ao lado do Pai”, afirmou Dom Otacíio Luziano da Silva, Bispo referencial da Pastoral do Menor no Regional Sul 1. 

O velório da Irmã Maria do Rosário será realizado na Casa Santa Terezinha, das irmãs Salesianas localizada na Rua Madre Linda Lucotti, 39, Alto da Lapa, São Paulo. Às 15h30 será celebrada as exéquias no local e o sepultamento  será na sexta-feira, 23, às 8h no Cemitério do Santíssimo Sacramento, na Avenida Doutor Arnaldo, 1200 - Pacaembu, Sumaré.

A Pastoral do Menor do Regional Sul 1 e a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Na oportunidade, faz preces de louvor a Deus pela vida e pela missão desta religiosa que ao longo de sua atuação pastoral lutou em defesa dos direitos da criança e do adolescente. 

Padre Ovidio José, concluiu dizendo que irmã Maria do Rosário foi “uma grande apóstola e guerreira”.

(Com informações de Regional Sul 1 da CNBB e Secretaria de Direitos Humanos)