Movimento de Emaús festeja jubileu de ouro

A A
Missa em ação de graças foi presidida pelo Cardeal Scherer no domingo, 26, na Paróquia São Gabriel.
Publicado em: 30/05/2018 - 16:00
Créditos: Redação
Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

No sábado, 26, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu missa em ação de graças pelos 50 anos da Movimento de Emaús. A missa começou às 19h30 e aconteceu na Paróquia São Gabriel, na Região Episcopal Sé, e foi concelebrada por Dom Eduardo Benes, Arcebispo Emérito de Sorocaba (SP) e presidente do Conselho Nacional de Emaús, e pelo Padre Ignácio Pilz, diretor espiritual do Movimento.

Representantes de pelo menos 20 das 22 arquidioceses e dioceses onde estão presentes as secretarias regionais do Movimento vieram participar da celebração, que aconteceu na Solenidade da Santíssima Trindade.

O Movimento de Emaús foi fundado em 1968, a pedido de Dom Agnelo Rossi, então Arcebispo de São Paulo, que pediu ao Monsenhor Benedito Mário Calazans que houvesse algum serviço dedicado aos jovens filhos daqueles que participavam dos Cursilhos [Movimento de Cursilhos de Cristandade].

 

Em comunidade

Na homilia, o Arcebispo explicou que, na Santíssima Trindade, celebra-se o mistério central da fé, que é o Amor de Deus Trino pela humanidade. Dirigindo-se à assembleia, fez votos que o Movimento possa recobrar energias e voltar às motivações iniciais.  

“Quantas pessoas foram envolvidas pelo movimento de Emaús. Quanto jovens se beneficiaram pelo movimento e receberam uma formação cristã uma comunidade de referência, pois nossa fé é vivida em comunidade. O caminho de Emaús é o caminho da companhia, não é o caminho da solidão”, afirmou o Cardeal.

Ao refletir sobre a experiência dos discípulos de Emaús, conforme o Evangelho de Lucas, Dom Odilo disse que, no caminho do Movimento de Emaús, ajudem-se muitos a encontrarem a alegria da intimidade do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Ele desejou ainda que o ícone de Emaús, em que Jesus caminha com os discípulos, continue sendo referência para o Movimento.

Padre Inácio, Diretor Espiritual do Movimento, recordou a história da iniciativa, que aconteceu num domingo de Pentecostes. Ele destacou a preocupação sobre a importância de formar discípulos missionários hoje.

“Todos os fatos históricos são acontecimentos, ações do Espírito Santo, que faz acontecer coisas para a salvação. Estamos muito felizes, porque o Espírito quer este movimento para suscitar no coração de jovens o desejo do seguimento de Jesus”, disse Padre Inácio.

 

‘Ele caminha conosco’

Em entrevista ao O SÃO PAULO, Dom Eduardo Benes, Presidente do Conselho Nacional de Emaús, falou sobre o significado do Jubileu e o carisma específico do Movimento.

“Como toda celebração, hoje fizemos memória e uma grande ação de graças, que na força do Espírito, suscitou este Movimento em 1968. Firmados na memória, olhamos para o futuro, com o desejo de continuar o caminho e lançar mais sementes. Hoje precisamos semear em terrenos novos”, afirmou o Bispo.

Ele salientou que o carisma do Movimento é anunciar Jesus Cristo vivo, que ressuscitado caminha com seu povo. “Jesus foi para o céu para se tornar presente em todas as situações humanas. Nosso carisma é anunciar à juventude que não estamos sozinhos, mas que Cristo caminha conosco”, continuou.

Ana Carolina de Assis Rocha, 26, é da Capital Paulista e conheceu o Movimento há nove anos. “O Emaús foi um divisor de águas na minha vida e me senti chamada a participar da Igreja dentro do Movimento. Para mim significa um encontro com os outros, comigo mesma e com Deus”.

Já Angela Celeste Silva Costa, 38, veio de Itapetininga (SP) e participa desde que começou o Movimento em sua cidade, em 1998. “Emaús para mim é um modo de viver, uma caminhada em que você enxerga o Cristo que caminha com você e é uma experiência tão forte, que você precisa transbordar isso e contar para os outros.”

 

Encontro

E, se os discípulos, no caminho para Emaús, viveram um verdadeiro encontro com Jesus ressuscitado, o encontro capaz de transformar vidas, essa é a experiência relatada pela maioria dos membros do Movimento.

Foi o que aconteceu com Antonio Luis Scorci, 72, que conheceu o Movimento há 47 anos. Antonio nasceu em Avaré (SP) e, aos 25 anos, participou pela primeira vez de um encontro da Comunidade Emaús. Desde então, ele já esteve em outros 36 cursos. 

“Eu encontrei realmente Deus em Emaús. Mudou totalmente a minha vida e minha maneira de pensar sobre o mundo. Ainda hoje a minha comunidade de jovens se encontra, ao menos uma vez por ano, com suas famílias, filhos e netos”, contou.

Fátima Hernandes, presidente do secretariado de São Paulo do Emaús, com o marido, Luis de Assunção, explicou que o objetivo do Movimento de Emaús é que os jovens participem do curso, que pretende contribuir com a formação de valores humanos e cristãos, para que eles possam comprometer-se com a evangelização de outros jovens e tornem-se líderes missionários.

“O Emaús não é um curso para que os jovens se convertam. O Movimento busca jovens que já tenham alguma caminhada na Igreja e características de liderança. Queremos ajudá-los a fortalecer esta liderança para que eles possam evangelizar outros jovens. A grande dificuldade que temos hoje é, sobretudo nas grandes cidades, o medo do comprometimento vivido pelos jovens”, explicou Fátima. 

O Movimento promove cursos de três dias. Mais informações e os contatos para quem desejar conhecer melhor o Movimento de Emaús podem ser obtidas no site.