Natal dos Pobres: todos são bem-vindos à mesa para a ceia natalina

A A
Na Praça da Sé, 1,5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade participaram da celebração promovida pela Aliança de Misericórdia
Publicado em: 20/12/2023 - 16:00
Créditos: Redação

 

Jaqueline e Francis dos Santos são pais do Lucas, 2 anos de idade, e do Kauã, de 2 meses. O casal está desempre­gado e mora em um cômodo em Piritu­ba, na zona Noroeste da capital paulista. “Andamos pelas ruas da cidade em busca de ajuda. Era meio-dia, e passando aqui na Praça da Sé, soubemos da ação e de­cidimos esperar. Eu não pensava que, nas condições em que estamos, teríamos como comemorar o Natal, mas, feliz­mente, graças a esta ceia, o nosso Natal não passará em branco”, contou Francis.

A família esteve entre os partici­pantes do Natal dos Pobres, iniciativa promovida pela comunidade Aliança de Misericórdia, na Praça da Sé, com a participação de 300 voluntários, entre leigos, consagrados e sacerdotes, bene­ficiando 1,5 mil pessoas em situação de rua com a ceia natalina, ofertada no do­mingo, 17, após a a missa, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, na Catedral da Sé.

Jaqueline, com o pequeno no colo e com lágrimas nos olhos disse: “Como é bom sentar à mesa com a família para a refeição. Está difícil nossa situação, mas, durante a oração do Cardeal, pedi para Deus que Ele nos dê um trabalho, para garantir nossa dignidade”, afirmou.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

UM DIA DE ATIVIDADES

No cardápio do Natal dos Pobres teve arroz, feijão, salada de macarrão, frango assado e farofa. E ainda refrigerante e sor­vete como sobremesa. No final, cada um ainda recebeu um panetone, um bolo no pote e um kit de higiene pessoal.

O Natal dos Pobres aconteceu no en­cerramento da 23ª edição da ação mis­sionária Thalita Kum, promovida pela Aliança de Misericórdia nas ruas e pra­ças do centro da capital paulista, anun­ciando a alegria do nascimento de Jesus por meio de músicas, danças, teatro e pregações.

Ao longo do dia, foi realizada tam­bém na Praça da Sé a ação “Bom Sama­ritano”, na qual voluntários atenderam as pessoas em situação de vulnerabilidade social, ofertando-lhes roupa, corte de ca­belo, manicure, assistência médica, entre outros serviços.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

ALEGRIA E ESPERANÇA

Na homilia da missa, Dom Odilo elogiou a iniciativa de anunciar com pa­lavrasobras concretas a Boa Nova do Natal aos pobres, àqueles que estão nas ruas, sem esperança e abandonados.

“Que Deus abençoe todos vocês que realizaram esta missão pelas ruas da cidade. No Domingo da Alegria, que bom encontrar irmãos que aju­dam, que estendem a mão, que pro­movem os sinais que refletimos da li­turgia de hoje: a alegria e a esperança, a quem está nas ruas, nas drogas e em em outras situações de sofrimento”, manifestou o Cardeal.

Após a missa, Dom Odilo foi até a praça para saudar os participantes e abençoá-los.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

CELEBRAR COM DIGNIDADE

Mary Ferreira Machado, 55, consa­grada celibatária da Aliança de Mise­ricórdia e uma das coordenadoras do evento, explicou ao O SÃO PAULO que foram preparadas 1,5 mil refeições e dis­ponibilizados lugares para 1,5 mil pesso­as sentarem-se à mesa.

“Nosso desejo é não só levar o ali­mento, mas ser presença com eles. O Natal dos Pobres nos ensina isto: fazer a diferença na vida daqueles que mais pre­cisam”, disse a consagrada. “Pensamos em tudo com muito carinho, cuidado. Mas, acima de tudo, contemplamos a ação de Deus nos detalhes, é Ele quem conduz e prepara o melhor para estes ir­mãos. Nosso sentimento é de muita gra­tidão”, complementou.

Mary enfatizou que o Natal dos Po­bres acontece graças à generosidade e doação dos itens da ceia, pela parceria com instituições públicas e empresas que colaboram na montagem da estrutura, e pela união de carismas, pois além da Aliança de Misericórdia colaboram na ação membros da Toca de Assis e a Fra­ternidade O Caminho.

“A alegria de servir é o que nos movetodos os anos nesta ação natalina e em to­dos os dias, nas tantas ações concretas que realizamos para os irmãos à margem”, fi­nalizou, mencionando que foram assados 400kg de frango para serem servidos.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

SERVIR COM AMOR

Padre João Henrique Porcu, um dos fundadores da Aliança de Misericórdia, enfatizou que a ação do Natal dos Pobres não consiste apenas em oferecer um pra­to de comida, e sim proporcionar uma experiência mais profunda do Natal com a celebração eucarística e a ceia.

“Nossa missão é saciar a fome da Palavra, proclamando o anúncio da chegada de Jesus que vem e a fome de pão. Queremos proporcionar o mínimo de dignidade para poderem se sentar à mesa, serem servidos por missionários, religiosos e leigos, uma experiência de servir os mais pobres com respeito e amor”, afirmou.

“Somos abraçados por Deus todos os dias. Nossa missão é chegar a todos com amor e alegria no serviço que humaniza”, finalizou.

Rafaela Giorgi Manente, 14, é volun­tária na ação há quatro anos: “O que me motiva a estar aqui é a alegria de servir. Meus pais são atuantes sociais e poder ajudar neste dia é acolher o próprio Cris­to presente entre nós”.

Entre os contemplados com a ini­ciativa esteve Clecia Gildenaide, 22. Ela chegou a São Paulo há quatro anos vinda de Mossoró (RN). Após ficar desempre­gada, perdeu a moradia e hoje está em situação de rua. “Vim na esperança de melhores condições de vida e olha onde estou: na rua. Esse prato de comida é mi­nha única refeição hoje. Eu acredito que dias melhores virão. Estou procurando emprego. Que ceia saborosa! O Natal resgata a alegria e a esperança de um amanhã melhor”, afirmou.