Natal dos Sonhos 2023: doações já podem ser feitas em paróquias e colégios católicos

A A
“O Deus Filho se fez criança”
Publicado em: 08/11/2023 - 16:45
Créditos: Redação

 

Há 22 anos, as semanas que antecedem a chegada do Natal são marcadas por uma intensa mobilização de solidariedade na Arquidiocese de São Paulo, com a campanha Natal dos Sonhos, que neste ano prossegue até 15 de dezembro.

O resultado mais perceptível da campanha, idealizada pela Pastoral do Menor da Arquidiocese e a agência Mega Model Brasil, é a arrecadação em paróquia e colégios católicos, de brinquedos e outros itens em bom estado de conservação, que são destinados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Natal dos Sonhos é também ocasião para muitos aprendizados, seja para quem recebe a doação, seja para os doadores.

“A campanha de 2023 tem como objetivo incentivar a solidariedade, vem em defesa do lúdico, do pedagógico, do direito de brincar e, ao mesmo tempo, de que se dê o devido valor aos que vivem à margem da sociedade. Busca, ainda, que a criança definitivamente tenha garantido os seus direitos fun- damentais à vida, à saúde, à liberdade, à dignidade, à convivência familiar e social, enfim, o direito de ser criança como prioridade absoluta”, explicou ao O SÃO PAULO Sueli Camargo, coordenadora arquidiocesana da Pastoral do Menor.

Outro foco da campanha é destacar que o essencial do Natal é o nascimento do Menino Jesus Em 2023, o tema será “O Deus Filho se fez criança”.

“Jesus toma a criança como modelo para ingressarmos no Reino de Deus (cf. Mt 18,3) e apresenta como condição sine qua non (sem a qual não) sermos como criança para a conquista do Reino”, detalhou Sueli.

O DESTINO DOS ITENS DOADOS

Em duas décadas de campanha, já foram arrecadados mais de 500 mil brinquedos. Somente no ano passado, a Pastoral do Menor distribuiu diretamente 15 mil, mas a quantidade arrecadada foi maior, já que a campanha da Natal dos Sonhos acaba por ser uma grande mobilização arquidiocesana.

“Paróquias e colégios católicos são postos de arrecadações e podem destinar estas doações aos seus trabalhos sociais de atendimento a criança ou destinar à Pastoral do Menor, que fará a entrega a seus projetos nas periferias, nas ruas. O quanto chegar de arrecadações, nós doamos”, assegura Sueli. “Há empresários doadores na campanha e eles também fazem a entrega, querem presenciar o brilho do olhar das crianças; outros realizam festas para entrega das doações; há quem faça momentos celebrativos com orações e entrega das doações”, complementou.

UM GRANDE DIA DE FESTA

Em 25 de novembro, das 9h às 13h, acontecerá a festa do Natal dos Sonhos, com a participação de crianças e adolescentes no auditório da Fapcom (Rua Major Maragliano, 191, Vila Mariana). Na ocasião, haverá a celebração da Palavra, apresentações natalinas realizadas por crianças e adolescentes, presença de bandas musicais e a encenação do nasci- mento do Menino Jesus.

Além da Pastoral do Menor e da agência Mega Model Brasil, entre os apoiadores da campanha deste ano estão a Rede de Escolas Católicas; a Sociedade Esportiva Palmeiras; a Faculdade das Américas – FAM; a empresa Crefisa; e o grupo Periquitos em Revista.

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL

Em um vídeo de divulgação da campanha nas redes sociais, as modelos Maria Carolina Klaumann e Maria Osorio recordaram que no Natal “a sensação de solidariedade contagia pela chegada do Menino Deus que se faz criança entre nós”, e pediram: “Faça você também a sua parte. Ajude a realizar o sonho de milhares de crianças. Realize sonhos, doe brinquedos”.

Sueli Camargo ressaltou que, nestes 22 anos, a campanha tem ajudado que as pessoas redescubram o verdadeiro sentido do Natal: “O cenário do presépio e seus símbolos, de forma especial a realidade de rejeição, de injustiça; e o Menino na manjedoura são de infinitas lições. Evangelizamos e somos evangelizados. São inúmeros os testemunhos dos doadores e beneficiados que nos levam a continuar esta missão de ir ao encontro dos que necessitam. Como nos ensina o Papa Francisco: ‘… sem os pobres, verdadeiramente não é Natal’”.

CAMPANHA NATAL DOS SONHOS 2023

Doe brinquedos e outros itens em bom estado em paróquias e colégios católicos
Até 15 de dezembro
Saiba mais
Telefone: (11) 3105-0722 
E-mail: pastoraldomenor@gmail.com 
Instagram: @nataldossonhosarquisp