Nomeados vigário geral e coordenador de pastoral da Região Episcopal Lapa

A A
<p>Cardeal Odilo Pedro Scherer,&nbsp;nomeia&nbsp;&nbsp;Padre Jorge Pierozan como vigário geral e&nbsp;Padre Antonio Francisco Ribeiro como coordenador de pastoral da Região.&nbsp;</p>
Publicado em: 21/01/2015 - 14:15
Créditos: Redação com a Região Episcopal Lapa

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer,  nomeou nesta segunda-feira, 19, o Padre Jorge Pierozan para exercer a função de vigário geral o Padre Antonio Francisco Ribeiro na função de coordenador de pastoral da Região Episcopal Lapa. 

Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar da Arquidiocese e vigário episcopal para a Região Lapa, acolheu com alegria a nomeação e agradeceu o trabalho realizado pelo Padre João Carlos Borges pelos anos dedicados na função de vigário geral e Padre João Carlos Deschamps na função de coordenador de pastoral.

Conhecido como “Padre Rocha”, o padre Jorge Pierozan atualmente é pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus no Setor Butantã e coordenador da Pastoral dos Nômades da Arquidiocese de São Paulo.  Padre Antonio é vigário paroquial da Área Pastoral São João Batista no setor Butantã, Assessor Eclesiástico da Pastoral de Comunicação da Região Lapa, Coordenador da Pastoral Universitária, Ensino Religioso e Educação da Região Lapa.

O Vigário geral é um padre escolhido pelo bispo diocesano que delega poder ordinário para ajudá-lo no governo de toda a diocese. De acordo com o Código de Direito Canônico, “compete ao vigário geral o poder executivo que, por direito, pertence ao bispo diocesano, para praticar os atos administrativos, exceto aqueles que o Bispo tenha reservado a si, ou que, pelo direito, requeiram mandado especial do Bispo” (Cân. 479). A coordenação de pastoral na Região é confiada a um padre cujo serviço e responsabilidade  é  animar e articular as pastorais regionais para que atentem para a realidade e os desafios da evangelização, acompanhem as diferentes ações e os diversos serviços possibilitando que a ação da Igreja responda aos apelos do povo de Deus para que haja uma caminhada pastoral marcada pela unidade, comunhão e participação. 

A nomeação entra em vigor a partir do dia 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, patrono da Arquidiocese.