‘O Nascimento de Nossa Senhora é como a aurora que precede o sol’

A A
.
Publicado em: 08/09/2020 - 11:15
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu, na capela de sua residência, a missa da Festa da Natividade de Nossa Senhora, nesta terça-feira, 8. A Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Celebrada nove meses após a Solenidade da Imaculada Conceição (8 de dezembro), a festa da Natividade de Nossa Senhora tem sua origem em Jerusalém, tendo sido comemorada pela primeira vez no século V como festa da Basílica Sanctae Mariae ubi nata est, que é conhecida atualmente como Basílica de Sant’Ana. No século VII, o nascimento da Bem-Aventurada Virgem Maria já era celebrado pelas igrejas bizantinas e romanas. A celebração foi adicionada ao calendário tridentino como dia 8 de setembro, data que permanece até os dias atuais.  

TRADIÇÃO

Segundo a tradição, Maria nasceu quando seus pais, São Joaquim e Sant’Ana, já estavam idosos e estéreis, depois de passarem a vida pedindo a Deus a graça de gerar um filho, gerara aquela que mais tarde seria a Mãe de Jesus.

“A celebração de hoje honra a natividade da Mãe de Deus. Mas o verdadeiro significado e o fim deste evento é a encarnação do Verbo. De fato, Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, de Deus”, destaca um trecho dos discursos de Santo André de Creta, publicado no Ofício das Leituras da liturgia desta festa.  

AURORA

Na homilia, o Cardeal Scherer destacou que explicado a Maria o verso proclamado na antífona da missa, que diz: “por ela nos veio o sol da justiça, Cristo nosso Deus” e salientou que “o Nascimento de Nossa Senhora é como a aurora que precede o sol”.

“Maria é aquela que sempre está perto de Jesus e nos encaminha para a luz. Este é o papel dela, mostrar Jesus para nós e mostrar-nos a Ele”, destacou o Cardeal, acrescentando: “A Igreja exulta e se alegra com o nascimento de Maria. Por isso, recorremos a ela com confiança filial”.