Oração e testemunhos de fé marcam o Canção Nova Abraça São Paulo 2023

A A
Cerca de 16 mil pessoas passaram pelo Canção Nova Abraça São Paulo, no sábado, 8, e no domingo, 9, no Ginásio do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista.
Publicado em: 12/07/2023 - 18:45
Créditos: Redação

Cerca de 16 mil pessoas passaram pelo Canção Nova Abraça São Paulo, no sábado, 8, e no domingo, 9, no Ginásio do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista.

A 16ª edição do evento de evangelização promovido pela Comunidade Canção Nova contou com pregações, momentos de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, missas e shows com atrações da música católica, como Missionário Shalom, Adoração e Vida, Fraternidade João Paulo II, Amor e Adoração, entre outros.

A programação do sábado foi encerrada com uma missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo São Paulo. Também estiveram presentes no evento Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé; os padres Fabio Lima, da Diocese de Guarulhos (SP) e Anderson Guerra, da Diocese de Santo Amaro (SP); o pregador Ironi Spuldaro e as irmãs Kelly Patrícia e Maria Raquel, do Instituto Hesed, de Fortaleza (CE).

Da Comunidade Canção Nova, participaram o presidente, Padre Wagner Ferreira, os cofundadores, Luiza Santiago e Wellington Silva Jardim, e os Padres Adriano Zandoná, Roger Luis, Anderson Marçal e Gilberto Duarte. Também estiveram no evento autoridades civis, como o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito da capital, Ricardo Nunes.

CONFIANÇA EM DEUS

Na homilia, Dom Odilo partiu do tema do evento – “Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais Ele fará” (Sl 37,5) – para meditar sobre a confiança em Deus. O Arcebispo destacou que, apesar das infidelidades humanas, Deus permanece fiel à sua promessa. “Nossas fraquezas são tantas, mas a Ele sempre podemos recorrer, pedindo perdão”, disse.

O Cardeal acrescentou que a confiança em Deus está estreitamente ligada à fé. “Se temos fé, verdadeiramente confiamos em Deus. Ele não é só fiel, mas fidedigno, isto é, digno de fé em todo instante, em toda vida, toda a história”.

Nesse sentido, Dom Odilo alertou para o perigo daqueles que fazem o papel de “profetas do apocalipse”, causando pânico nos fiéis e instabilidade na Igreja. “Isso não é obra de Deus… Não percam a confiança no Senhor, permaneçam ligados à Igreja, pois o Espírito Santo não a abandonou”, completou.

CANÇÃO NOVA EM SÃO PAULO

Ítalo Magno, responsável pela missão da Canção Nova em São Paulo, explicou ao O SÃO PAULO que, desde a realização da edição anterior do evento, no ano passado, houve a motivação para que em 2023 o “Abraça São Paulo” acontecesse em dois dias.

“Muitas pessoas de cidades vizinhas manifestavam o desejo de participar do evento, mas não conseguiam vir no domingo. Por isso, decidimos também realizá-lo no sábado”, destacou o missionário, ressaltando que o objetivo do encontro é justamente “abraçar” a população da cidade com uma experiência de fé e de encontro com Cristo.

A atividade também marcou a comemoração dos 26 anos da missão da Canção Nova em São Paulo. Ao longo desses anos na capital paulista, a Canção Nova buscou adaptar as suas atividades à realidade da cidade, em sintonia com as diretrizes pastorais da Arquidiocese.

Atualmente, a missão conta com 26 membros do núcleo da comunidade, aqueles que se dedicam integralmente ao apostolado na casa de evangelização, no bairro da Liberdade. A comunidade também é responsável pelo cuidado pastoral da Paróquia Santa Cândida, no Ipiranga, que tem como pároco um de seus dois padres missionários.

A missão conta ainda com cerca de 60 membros do chamado 2º elo, leigos que dedicam parcialmente ao apostolado da comunidade, que vivem não só na Arquidiocese, mas também nas dioceses vizinhas da região metropolitana.

COMUNICAÇÃO

Entre os trabalhos evangelizadores, destaca-se a missão pelos meios de comunicação, com um canal de TV aberta e a rádio América, que há 17 anos integra o Sistema Canção Nova de Comunicação. “Nossa missão é levar a mensagem de esperança da Boa-Nova de Jesus Cristo a todos os lugares”, afirmou Ítalo Magno.

Durante o Canção Nova Abraça São Paulo, também houve um momento de homenagem ao fundador da comunidade, Monsenhor Jonas Abib, falecido em dezembro passado.