Os consagrados são chamadosa ‘irradiar a luz de Cristo’ no mundo

A A
Afirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer na missa da Festa da Apresentação do Senhor e Dia Mundial da Vida Consagrada
Publicado em: 07/02/2024 - 15:30
Créditos: Redação

Para marcar o Dia Mundial da Vida Consagrada, celebrado na sexta-feira, 2, festa litúrgica da Apresentação do Senhor, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu missa na Catedral da Sé com os religiosos e religiosas consagrados que vivem e atuam na Arquidiocese de São Paulo. A celebração também foi em ação de graças pelo 22º aniversário da ordenação episcopal de Dom Odilo.

A Eucaristia foi concelebrada por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga e Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); e por Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, além de sacerdotes de diferentes congregações religiosas.

A celebração começou com rito de bênção das velas na entrada da igreja, que depois foram acesas, recordando que Jesus, apresentado no templo, é a luz que ilumina os povos.

APRESENTAÇÃO

Na homilia, ao falar do significado teológico dessa festa, o Cardeal Scherer destacou que a Apresentação do Senhor enfatiza a fé cristológica da Igreja, “em Jesus Cristo, sumo sacerdote, verdadeiro templo de Deus para humanidade”.

O Arcebispo recordou, ainda, que o gesto de Maria e José de levarem o filho ao templo para ser apresentado a Deus inspira um costume que deve ser praticado por todos os pais, mas que, atualmente, caiu em desuso.

“Nós precisamos voltar a lembrar disso, da importância da consagração dos filhos a Deus, não só os primogênitos e os meninos, mas também as meninas, portanto todas as crianças nascidas, que desde cedo, também pudessem ser levadas ao templo para serem apresentados ao Senhor”, exortou o Purpurado.

TESTEMUNHAS DE CRISTO

Dom Odilo manifestou gratidão pelo dom e pela presença da vida consagrada que ajuda a Igreja a realizar sua missão em São Paulo. “Muitos são sacerdotes que assumem paróquias, a evangelização direta nas comunidades eclesiais; outros estão ocupados de muitas outras formas, pondo à luz, portanto, o carisma de sua consagração. E quantas religiosas, quantas comunidades religiosas dedicadas aos seus serviços, aos seus carismas na educação, saúde, assistência social, assistência aos pobres, aos enfermos, de muitas maneiras, aqueles que são os últimos entre nós, muitas vezes esquecidos”, afirmou.

“Os religiosos e religiosas são chamados a serem testemunhas do Reino de Deus para que todos tenham vida, como Jesus quis”, enfatizou o Cardeal, reforçando que os consagrados têm a missão de “irradiar a luz do Evangelho de Cristo”.

EM UNIDADE

No fim da celebração, Irmã Helena Gesser, coordenadora do Regional São Paulo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-SP), manifestou gratidão a todos os consagrados pelo bem que realizam para com o povo de Deus por meio de seus carismas: “Obrigada pelo testemunho, pelo profetismo, pela doação incansável na promoção da vida e no anúncio do Evangelho de Jesus Cristo”.

“Abraçando a vida consagrada, animados e sustentados pelo seu Espírito, escolhemos assumir o jeito de ser e de viver de Jesus; escolhemos fazer nossa a sua opção por cuidar e promover a vida de todos; escolhemos fazer-nos próximos de quem está caído à beira do caminho, em situação de extrema vulnerabilidade”, acrescentou a Religiosa.

Dirigindo-se ao Cardeal Scherer, Irmã Helena reiterou o compromisso dos consagrados que caminham em unidade com a Igreja em São Paulo no itinerário pós-sinodal e no processo de reorganização pastoral e administrativa da Arquidiocese. “Dom Odilo, conte com nossa comunhão e participação sempre”, concluiu.

(Com colaboração de Fernando Arthur)