Os primeiros participantes da JMJ chegaram na Polônia!

A A
Os primeiros grupos de peregrinos que chegaram na Polônia foram os jovens de Gabão.
Publicado em: 22/07/2016 - 16:00
Créditos: Site Oficial Krakow2016

Após uma viagem de mais de dez horas, os peregrinos de Gabão chegaram ao Aeroporto Internacional Frederic Chopin de Varsóvia, onde eram esperados por seus anfitriões de Lidzbark.

Lidzbark – uma cidade hospitaleira 

Esta pequena cidade na diocese de Torun estava se preparando para acolher peregrinos durante vários meses, e é a primeira a acolher jovens participantes da JMJ Cracóvia 2016. O grupo, que tem cerca de trinta pessoas, sob a tutela de Padre Pedro Monteiro Delfima, ficará em Lidzbark Welski e visitará oito cidades na Diocese de Torun de 8 a 15 de julho e, em seguida, viajará à Cracóvia para encontrar o Santo Padre.

A alegria com a chegada de peregrinos é compartilhada por todos! “É incrível, após uma longa viagem, os jovens ainda tinham força suficiente para cantar e tocar tam-tam no ônibus que os trouxe para nossa cidade”, diz Ewa Stankiewicz, voluntária de Lidzbark.

Gostamos da sua hospitalidade!

“Para a maioria de nós, esta é uma primeira visita à Europa, e agradecemos sua hospitalidade”, diz na chegada Willy Mba Mbo Mba. Nosso amor para a Polónia nasceu com a visita de João Paulo II no Gabão em 1982. “Uma das jovens lembra este evento, e ela estava muito emocionada hoje ao desembarcar na terra natal do Papa”, acrescenta.

A paróquia de acolhimento preparou, em cooperação com o prefeito de Lidzbark, uma série de atividades para os jovens peregrinos. Os organizadores asseguram, além de um programa espiritual denso, a oportunidade de descobrir a cultura, tradição e beleza da natureza local.

“A noite em que chegamos fomos a um lago, dançamos ao ritmo de tambores e tivemos uma boa conversa”. “Vemos que este grupo se sente bem entre nós e estamos muito satisfeitos”, diz o padre Marcin Zieliński, coordenador diocesano da Jornada Mundial da Juventude em Lidzbark.

Na sexta-feira, 8 julho, foi realizado um encontro com o prefeito de Lidzbark, em seguida, os jovens visitaram o Museu da Natureza de Parque Welski da paisagem e o Museu regional de Warmia-Mazury dos Bombeiros de Lidzbark.

Em 11 de julho foi planejado um grande piquenique  e uma noite animada com a juventude da comunidade Guerreiros de Cristo [Wojownicy Chrytusa]. “Durante esta noite, vamos apresentar aos nossos hóspedes uma pantomima de evangelização, depois vamos rezar juntos, cantando e dançando. Talvez nossos peregrinos terão um workshop de tambores com a gente. Preparamos também uma agradável surpresa para cada jovem – um queque com uma pequena citação da Bíblia em francês”, diz Ewa Matusewicz, animadora da comunidade.

Caiaques e workshop de cerâmica

O grupo também vai participar de uma oficina de cerâmica em Górzno, vai visitar o Centro de Chopin em Szafarnia, o Santuário de Obory e terá a oportunidade de experimentar canoagem em Golub! Haverá também tempo reservado para a oração e partilha. Eles terão também a oportunidade de descobrir Astrobase e aprender sobre Nicolau Copérnico, que viveu nesta região.

Diasnas Dioceses em Chełmża

Jovens do Gabão passarão os Dias nas Dioceses (de 20 a 25 dejulho) em Chełmża, onde, com outros peregrinos de Zâmbia e Camarões vão participar na Corrida da Misericórdia sob o patrocínio da beata Juta e no concerto evangelizador do Coral jovem e em uma reunião missionária. Os peregrinos do Gabão são um dos 12 grupos do exterior que visitam a Diocese de Torun. Em 15 de julho, a diocese vai acolher peregrinos de Zâmbia e os franceses e italianos em 18 e 19 de Julho.

25 de julho todos estes grupos, bem como peregrinos poloneses, vão viajar para Cracóvia para participar no encontro com o Papa Francisco.

Daria Neumann/Biuro ŚDM Toruń/ eKAI

Trad. Katarzyna Pereira