Papa aos adolescentes: a felicidade não é um 'app' no celular

A A
O Santo Padre celebrou o Jubileu dos Adolescentes com milhares de fiéis na Praça São Pedro neste domingo
Publicado em: 25/04/2016 - 09:15
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

O Papa Francisco celebrou a missa do Jubileu dos adolescentes na manhã do domingo, 24. Cerca de 100 mil pessoas participaram da celebração na Praça São Pedro.

Na homilia, o Santo Padre partiu do Evangelho do dia, que destaca o mandamento de Jesus aos discípulos, “amai-vos uns aos outros como eu vos ameis”. “O amor é a carteira de identidade do cristão, é o único ‘documento’ válido para sermos reconhecidos como discípulos de Jesus. Se este documento perde a validade e não for renovado, deixamos de ser testemunhas do Mestre”, disse Francisco, que reconheceu que amar não é fácil. É exigente e requer esforço, pois significa oferecer algo de si mesmos: o próprio tempo, a própria amizade e as próprias capacidades. “Não é o amor das novelas. É livre, porque não possui”, acrescentou.

Ainda de acordo com o Papa, o segredo para amar é Jesus, que oferece o dom maior, um dom para a vida. “Ele nos oferece uma amizade fiel, da qual nunca nos privará. A principal ameaça que impede de crescer como se deve é ninguém se importar conosco, é nos sentirmos deixados de lado. Ao contrário, o Senhor está sempre conosco. Ele nos espera pacientemente e aguarda o nosso ‘sim’”, afirmou.

Francisco também falou do desejo de liberdade que os adolescentes sentem. Ele afirmou que ser livre não significa fazer aquilo que se quer, mas é o dom de poder escolher o bem: é livre quem procura aquilo que agrada a Deus, mesmo que obrigue a escolhas corajosas. Ser livre é saber dizer sim e não. “Não se contentem com a mediocridade, ficando cômodos e sentados; não confiem em quem os distrai da verdadeira riqueza, dizendo que a vida só é bela se possuir bens materiais. A felicidade não tem preço, nem se comercializa; não é um ‘aplicativo’ que se baixa no celular: nem a versão mais atualizada os ajudará a torná-los livres e grandes no amor”, ressaltou.

Sem Jesus, não há ‘sinal’

Na noite do sábado, 23, os adolescentes se reuniram no Estádio Olímpico de Roma para mais uma atividade do Jubileu. Por meio de vídeo-mensagem, o Papa Francisco agradeceu a presença dos jovens e falou dos lenços que muitos deles estavam usando com as Obras corporais de misericórdia. “Coloquem essas Obras na cabeça, porque são o estilo de vida cristão. Como sabem, as Obras são gestos simples, que pertencem à vida de todos os dias, permitindo reconhecer a Face de Jesus no rosto de tantas pessoas. Inclusive jovens! Jovens como vocês que têm fome, sede; que são prófugos ou forasteiros ou doentes e pedem a nossa ajuda e a nossa amizade”.

O Pontífice deu como exemplo a busca por sinal para falar no celular. “Estou certo de que isso acontece também com vocês, que o celular fica sem sinal em alguns lugares.... Pois bem, lembrem-se que se Jesus não está em nossa vida é como não ter sinal. Não se consegue falar e nos fechamos em nós mesmos. Devemos ficar onde há sinal! A família, a paróquia, a escola, porque deste modo sempre teremos algo de bom e verdadeiro a dizer”.

Confissões

Pela manhã, a Praça São Pedro se transformou num grande confessionário a céu aberto, com 150 sacerdotes atendendo confissões dos jovens, entre eles o próprio Papa, que surpreendeu os adolescentes com sua presença. Francisco atendeu as confissões 16 rapazes e moças por uma hora e meia.

Francisco divulgou em janeiro uma mensagem para este Jubileu da Misericórdia dos Adolescentes, intitulada ‘Crescer misericordiosos como o Pai’.

“Não acreditem nas palavras de ódio e terror que se repetem com frequência; pelo contrário, construam novas amizades. Ofereçam o seu tempo, preocupem-se sempre com quem lhes pede ajuda. Sejam corajosos, contracorrente”, escreve o Papa.

“Estejam preparados para se tornarem cristãos capazes de escolhas e gestos corajosos, capazes de construir cada dia, mesmo nas pequenas coisas, um mundo de paz”, acrescenta.

Aos adolescentes que vivem em áreas de conflitos, de guerras e de extrema pobreza, Francisco pede para que não percam a esperança.

“O Senhor tem um grande sonho a realizar juntamente com vocês. Os amigos da mesma idade, que vivem em condições menos dramáticas do que as suas, lembram-se de vocês e comprometem-se para que a paz e a justiça possam pertencer a todos”, escreve ainda o Pontífice.

O Jubileu dos Adolescentes se encerra nesta segunda-feira,25.