Papa Francisco chega ao Peru

A A
O país é a última etapa de sua sexta Viagem Apostólica ao continente americano
Publicado em: 19/01/2018 - 10:15
Créditos: Vaticano News

O Papa Francisco chegou às 16h32 desta quinta-feira (hora local) ao Aeroporto Internacional Jorge Chávez, de Lima, para a segunda etapa de sua sexta viagem ao continente americano, onde cumprirá extensa agenda até domingo, 21 de janeiro, em três cidades: Santiago, Puerto Maldonado e Trujillo.

Antes de desembarcar, o Papa foi saudado pela Chefe do Protocolo, Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária do Peru junto à Santa Sé, Sra. Maria Velásquez,  e pelo Núncio Apostólico no Peru, Dom Nicola Girasoli, além de autoridades civis e religiosas.

Ao desembarcar, foi recebido pelo presidente do país, Sr. Pedro Pablo Kuczynski e consorte. Duas crianças ofereceram flores ao Papa.

A seguir o Pontífice foi saudado pelo cardeal arcebispo de Lima, Dom Juan Luis Cipriani Thorne,  pelo bispo de Callao, Dom José Luis Del Palacio y Pérez-Mendel, e pelo presidente da Conferência Episcopal peruana, Dom Salvador José Miguel Piñeiro García Calderón, bispo de Ayacucho.

Presentes autoridades civis, alguns bispos, um grupo de fiéis e a orquestra “Sinfonia pelo Peru”.

O Papa foi saudado por militares e passou em revista a Guarda de Honra. Foi prestada homenagem às bandeiras e entoados os hinos dos dois Estados.

O séquito papal saudou o presidente da República do Peru e a seguir o Santo Padre foi saudados pelas delegações presentes. Após, o Santo Padre foi acompanhado pelo presidente e consorte até o automóvel que o levou à Nunciatura Apostólica, distante 13 km. Ao longo do trajeto o Francisco trocou de veículo, subindo no papamóvel para passar em meio a multidão que o saudava pelas ruas de Lima. 

A Nunciatura Apostólica localiza-se no Distrito de Jesús Maria, proximidades do parque “El Campo de Marte”, na Avenida Salaverry, que liga o Parque da “Benemerita Guardia Civil” à central “Plaza Ovalo Chávez”. Fica nas proximidades do parque “El Campo de Marte”.

Agenda na sexta-feira

Na sexta-feira, 19, o Papa Francisco novamente estará em um avião, para deslocar-se até Puerto Maldonado, onde encontra os Povos da Amazônia no Coliseu Regional Madre de Deus.

A seguir tem um encontro com a população local no Instituto Jorge Basadr, seguido pela visita ao Lar Principito.

Então almoça com representantes dos povos da Amazônia, retornando após para a capital Lima, onde na chegada visita a Capela na Base Aérea e às 16h45, hora local, tem encontro com as Autoridades, com a Sociedade Civil e com o Corpo Diplomático no Pátio de Honra (Discurso do Santo Padre) e a visita de cortesia ao presidente.

A última atividade do Papa Francisco na sexta-feira é por volta das 18 horas, com o encontro privado com membros da Companhia de Jesus.

Arquidiocese de Lima

A Arquidiocese de Lima abrange uma área de 639km²; tem 2.867.351 habitantes, 2.413.163 católicos, 121 paróquias, 22 igrejas, 188 sacerdotes diocesanos (11 ordenados no último ano), 424 religiosas, 18 sacerdotes, 3 diáconos permanentes, 65 seminaristas dos cursos de filosofia e teologia, 761 membros de Institutos religiosos masculinos, 1.223 membros de Institutos religiosos femininos, 186 Institutos educacionais, 188 institutos de beneficência, 40.755 batizados em 2016.

O arcebispo de Lima é o cardeal Juan Luis Ciprinai Thorne, nascido em Lima em 28 de dezembro de 1943. Foi ordenado sacerdote em 21 de agosto de 1977; eleito à Igreja titular de Tutuzi em 23 de maio de 1988, consagrado bispo em 3 de julho de 1988, promovido à Ayacucho em 13 de maio de 1995, transferido a Lima em 9 de janeiro de 1999, criado cardeal por São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001.

Tags