Papa Francisco nomeia Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo

A A
Atual Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Frei Carlos Silva receberá a ordenação episcopal em 13 de fevereiro de 2021
Publicado em: 16/12/2020 - 00:00
Créditos: Redação

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 16, Frei Carlos Silva como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Atualmente, o religioso é Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Roma, na Itália.

Leia, a seguir, o comunicado do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo: 

 

 

Frei Carlos Silva, OFMCap.
eleito Bispo Auxiliar de São Paulo

Tenho a alegria de anunciar à arquidiocese de São Paulo que, no dia de hoje, Sua Santidade, o Papa Francisco, acolhendo o pedido de nomeação de mais um Bispo Auxiliar para a nossa Arquidiocese, nomeou no dia de hoje o Rev.mo Fr. Carlos Silva, OFMCap., da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos como novo Bispo Auxiliar de São Paulo.

Frei Carlos Silva nasceu em 05.12.1962 em Andradina, diocese de Araçatuba, S.P., filho de José Silva e Maria Moura Silva.

Em janeiro de 1984, iniciou sua formação religiosa no Seminário Seráfico São Fidélis, em Piracicaba - SP, onde realizou a etapa do postulantado e os estudos de Filosofia (1984 a 1986). Também em Piracicaba, no Convento Sagrado Coração de Jesus, fez o Noviciado (1987) e emitiu seus primeiros votos no dia 10 de janeiro de 1988.

Fez os estudos de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e, no dia 12 de outubro de 1991, emitiu os votos perpétuos na Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Paróquia São Francisco, em Nova Veneza, Sumaré, SP. No dia 01 de agosto de 1992 recebeu a ordenação sacerdotal em Birigui, diocese de Lins, SP.

Foi Vigário paroquial na Paróquia São Francisco de Assis, em Nova Veneza, Sumaré, SP., e assistente da Fraternidade Missionária do Homem do Campo, em Mirandópolis, Diocese de Lins, durante três anos. Em 1995, realizou estudos de espiritualidade franciscana em Petrópolis, RJ, promovidos pelo CEFEPAL. Em 1996 assumiu a coordenação da Pastoral Vocacional e Missionária da província dos Capuchinhos de São Paulo, em Piracicaba, sendo também guardião do Seminário Seráfico São Fidélis.

De fevereiro de 2004 a outubro de 2013, foi missionário no Norte do México, onde exerceu as funções de vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em Yecora, Estado de Sonora (2004 a 2007); promotor vocacional (2004 a 2011); Mestre dos Noviços e pós-Noviços (2007 a 2013); guardião do Convento São Pio de Pietrelcina, em Monterrey, Estado de Novo Leon (2009 a 2013); Pároco da paróquia Santíssima Trindade, em Benito Juárez, Estado de Novo Leon.

Voltando ao Brasil, foi Ministro Provincial em São Paulo por dois mandatos (2013 a 2018) e Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB). Em setembro de 2018 foi eleito Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, cargo que desempenha em Roma até a presente data.

Agradeço ao Papa Francisco por enviar o Rev.mo Fr. Carlos Silva para nos auxiliar no serviço à Igreja nesta querida Arquidiocese. E me alegro com Fr. Carlos Silva pelo seu chamado a exercer o ministério episcopal em São Paulo. Seja bem-vindo entre nós!

A ordenação episcopal de Fr. Carlos Silva será realizada no dia 13 de fevereiro de 2021, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, às 16h00. Convido todo o povo da arquidiocese de São Paulo a rezar nas intenções de Frei Carlos, em vista de sua preparação para a ordenação e do exercício do seu ministério episcopal.

Eventuais contatos: 11-996057792; mensagens podem ser enviadas para: freicarlosofmcap@procasp.org.br

São Paulo, 16.12.2020

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo de São Paulo

Baixe este comunicado em PDF

 

Leia também a mensagem de Frei Carlos Silva a Dom Odilo e à Arquidiocese de São Paulo