Papa Francisco recebe Patriarca de Constantinopla

A A
O Patriarca Bartolomeu I se encontrou com o Pontífice no Vaticano, nesta sexta-feira
Publicado em: 18/09/2019 - 08:30
Créditos: Redação

O Papa Francisco recebeu na manhã desta terça-feira, 17, o Patriarca Ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I, no Vaticano. De acordo com o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, “o encontro ocorreu em um ambiente fraterno e foi seguido pelo almoço conjunto, com as respectivas delegações, na Casa Santa Marta”.

Essa não é a primeira vez que o Pontífice Romano e o líder ortodoxo se encontram. Foram diversos encontros e manifestações de amizade e respeito mútuos.  O primeiro deles foi durante a missa de inauguração do pontificado de Francisco, em 19 de março de 2013. Foi a primeira vez em quase mil anos que um patriarca ortodoxo assistiu a uma entronização papal.

EM JERUSALÉM

Em 25 de maio de 2014, os dois líderes se encontraram novamente em Jerusalém, na comemoração dos 50 anos do histórico encontro entre São Paulo VI e o Patriarca Atenágoras, símbolo da retomada do diálogo entre as Igrejas Católica e Ortodoxa. Na ocasião, ambos assinaram uma declaração conjunta, a exemplo de seus antecessores, pela qual firmam o compromisso de buscarem o diálogo e a unidade

Um mês depois, no dia 8 de junho, Bartolomeu I foi convidado por Francisco para participar do encontro de oração pela paz entre o presidente israelense, Shimon Peres, e o líder palestino, Mahmud Abbas, nos jardins do Vaticano.

PEDRO E ANDRÉ

Em outubro de 2016, o Santo Padre visitou a Turquia e participou de momentos de oração e diálogo com o Bartolomeu I, que o acolheu na sede do Patriarcado de Constantinopla, em Istambul. O Pontífice participou da Divina Liturgia por ocasião da festa de Santo André Apóstolo, irmão de São Pedro e patrono do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla. Francisco fez um discurso destacando o caminho de unidade percorrido por católicos e ortodoxos. O Santo Padre ressaltou que a Igreja católica não impõe nenhuma exigência para que se chegue à plena unidade, exceto a profissão da fé comum.

Na ocasião, foi assinada uma nova declaração conjunta em que reiteram intenções e preocupações comuns, como a unidade entre os cristãos.

RELÍQUIAS

A última vez que os dois líderes haviam se encontrado foi na cidade italiana de Bari em 7 de julho de 2018, no dia especial de oração e reflexão pela paz no Oriente Médio, que reuniu patriarcas e líderes cristãos do Oriente Médio.

Foram muitos os gestos de estima e apreço entre ambos. O mais conhecido deles ocorreu em 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, quando o Papa Francisco presenteou o Patriarca Bartolomeu I com algumas relíquias do apóstolo São Pedro. Trata-se de nove fragmentos de ossos do primeiro Papa que, em 1968, ficavam em uma urna de bronze na capela privada do apartamento papal a pedido São Paulo VI. Os demais fragmentos dos restos mortais do Apóstolo permanecem depositados debaixo do altar da Basílica de São Pedro.

CHAMADO À UNIDADE

“Senti que teria tido um significado importante que alguns fragmentos das relíquias do Apóstolo Pedro fossem colocados ao lado das relíquias do Apóstolo André, que é venerado como padroeiro celeste da Igreja de Constantinopla”, explicou Francisco na carta enviada há poucos dias a Bartolomeu I.

Pontífice concluiu fazendo votos de que a reunificação das relíquias seja “um chamado constante e um encorajamento para que as divergências não sejam mais um obstáculo para o testemunho comum e para a missão evangelizadora “a serviço da família humana, que hoje está tentada a construir um futuro puramente mundano, um futuro sem Deus”.

O Patriarca Ecumênico, em entrevista concedida ao Vatican News às vésperas de sua viagem a Roma, disse ter ficado surpreso ao ter sido presentado pelo “nosso irmão Papa Francisco, “com tal tesouro”. “Nem mesmo a delegação do Patriarcado Ecumênico que estava em Roma para a festa patronal de nossa Igreja irmã esperava isso", assegurou Bartolomeu.

(Com informações de Vatican News)