Pastoral da Comunicação promove o evento ‘Pascom em Ação’

A A
Cerca de 100 participantes refletiram sobre o tema “Igreja e Internet”, no sábado, 6
Publicado em: 16/10/2018 - 16:30
Créditos: Redação

Com o tema “Igreja e Internet”, a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo promoveu o evento “Pascom em Ação”, no sábado, 6. Com o objetivo de integrar, fortalecer e direcionar os integrantes e os trabalhos da Pascom nas seis regiões episcopais da Arquidiocese, o evento aconteceu no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré.

A assessoria ficou com a Agência Partiu Comunicação e Criatividade, que fez uma palestra sobre Igreja e internet, e a proliferação das notícias falsas, conhecidas como fake news. Fernando Ribeiro, discípulo da Comunidade Cristo Libertador, foi o responsável pela palestra que aconteceu pela manhã. À tarde, os cerca de cem participantes que vieram de todas as regiões da Arquidiocese e de dioceses vizinhas foram divididos em grupos e puderam participar das oficinas oferecidas pela agência de comunicação.

A saudação inicial foi feita por Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação. Além de abordar o tema principal, ele falou sobre o caminho sinodal da Arquidiocese e como a Pastoral da Comunicação é importante nesse processo. 

Esta foi a terceira edição do evento que acontece anualmente. “Um dos diferenciais deste encontro foi o fato de que todos participaram de todas as oficinas. Nas edições anteriores, era necessário optar por uma delas”, explicou Padre Luiz Claudio de Almeida Braga, Assessor Eclesiástico da Pascom na Arquidiocese. Em cada uma das edições, a região episcopal que sedia o encontro fica responsável pela organização. Esta foi feita pela Região Sé, e a próxima será sediada pela Região Santana. Padre José Roberto Pereira, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, apresentou o trabalho que vem sendo feito na Região Episcopal Sé, bem como as características próprias que compõe a região. 

 

COMUNHÃO

José Henrique Ramos Monfré é membro da Pascom na Região Santana há cerca de 20 anos. Lá, eles já mantiveram uma rádio comunitária e, atualmente, buscam repensar a prática da Pascom para além dos instrumentos de comunicação. “Precisamos pensar na comunicação interna, no serviço que a Pascom presta às demais pastorais e, sobretudo, na espiritualidade do comunicador”, disse à reportagem do O SÃO PAULO. 

Antônio Dominici Filho é design gráfico e está há menos tempo na equipe da Pascom da Região Brasilândia, mas vê o trabalho da Pastoral como fundamental. Ele recordou também que, durante o sínodo, a Pascom pode colaborar muito com a Arquidiocese. “Temos que fortalecer elos, sair da nossa realidade para conhecer pessoas diferentes e, sobretudo, aquelas que agregam ao nosso trabalho pastoral e recordar sempre que nossa primeira missão é levar a Palavra de Deus a todos”, afirmou Antônio.

Padre Luiz Claudio falou à reportagem sobre os desafios da missão nessa pastoral. “Os leigos que trabalham na Pascom, em geral, trabalham também em outras pastorais e movimentos e, muitas vezes, isso torna o trabalho na Pascom mais difícil de ser articulado. O que eu insisto sempre é que, por mais que a internet favoreça o trabalho, nada vai substituir a relação humana”, insistiu o Padre, que apresenta o programa “Alvorada da Fé” na rádio 9 de Julho, de segunda-feira à sábado, às 5h. 

Uma das ações concretas do encontro refere-se à página do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação no Portal da Arquidiocese, que será gerida pela Pascom Arquidiocesana com conteúdos produzidos pela própria pastoral. “A ideia é que esses encontros arquidiocesanos ajudem as regiões a se articularem e conectem pessoas que estão dispostas a fortalecer a Pascom”.