Patriarca de Moscou celebra missa em São Paulo

A A
Em visita à capital paulista no domingo, 21, o Patriarca Cirilo afirmou sentir a “dor de todos cristãos que são oprimidos hoje”
Publicado em: 22/02/2016 - 10:00
Créditos: Redação

O Patriarca Cirilo (Kirill), de Moscou e toda a Rússia, visitou a cidade São Paulo neste domingo, 21. O líder da Igreja Ortodoxa Russa celebrou uma Divina Liturgia (missa) na Catedral Metropolitana Ortodoxa Antioquina, no bairro do Paraíso.

A celebração contou com a presença do arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e demais representantes de igrejas cristãs e tradições religiosas, além do prefeito Fernando Haddad e representantes diplomáticos.  

No final da missa celebrada em rito bizantino, o Patriarca afirmou sentir a “dor de todos cristãos que são oprimidos hoje”. Cirilo também destacou que a paz duradoura na Síria e no Oriente Médio só pode ser alcançada com justiça e não virá por meio de guerra ou violência, recordando a oração feita aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, no sábado, 20. “Como fizemos ontem no Rio de Janeiro, hoje, em São Paulo, rezamos por aqueles que são perseguidos, mortos apenas porque são cristãos… Guerra e violência nunca alcançaram paz duradoura. A paz duradoura está sempre associada à justiça”, disse.

Recordando o encontro histórico com o Papa Francisco, no dia 12 de fevereiro, no aeroporto de Havana, Cuba, e a declaração conjunta assinada pelos dois líderes após o encontro, o Patriarca reforçou a necessidade de “superar diferenças e organizar uma coalizão comum contra o terrorismo.”

“A declaração concentra a atenção nos perseguidos, nos cristãos em sofrimento e nos dá uma base para ação conjunta não apenas para protegê-los, mas também para várias outras questões para um mundo mais pacífico e para que pessoas aprendam a viver em conjunto.”

Leia a reportagem completa na próxima edição do jornal O SÃO PAULO, semanário da Arquidiocese.

(Com informações e imagens de Sputinik Brasil)