Paulinas e Arquidiocese de São Paulo promovem evento em comemoração ao 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais

A A
Notícias Falsas e outros temas da Comunicação Contemporânea serão debatidos no encontro
Publicado em: 19/04/2018 - 10:15
Créditos: Redação

Na quinta-feira, 26 de abril, das 19h30 às 21h30, o Auditório Paulo Apóstolo (Rua Dona Inácia Uchoa, 62 – Vila Mariana) será palco do encontro “Caiu na Rede”, sobre o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, data estabelecida pelo Concílio Vaticano II (Inter Mirifica, 1963).

Promovido pela Paulinas e Arquidiocese de São Paulo, com apoio da Pastoral da Comunicação (Pascom), a gravadora Paulinas-COMEP, o SEPAC e a Revista Família Cristã,  o evento contará com a participação do cardeal Dom Odilo Scherer e do bispo auxiliar Dom Devair Araújo da Fonseca, vigário episcopal da Comunicação pela Arquidiocese de São Paulo, que falarão sobre a mensagem que o Santo Padre publica, tradicionalmente, sobre a data.
Palestrando sobre o impacto causado pelas notícias falsas à gestão de crise e à imagem de pessoas e organizações, teremos a presença de Glaucya Tavares, mestra em Comunicação com especialização em Marketing. E para falar sobre o trabalho jornalístico na apuração de fatos e na busca por sua veracidade, o jornalista Márcio Campos, que passou por emissoras como SBT, TV Record e atualmente é repórter da rede Bandeirantes de Televisão.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é dedicado pela Igreja aos meios de comunicação e celebrado em muitos países no Dia da Ascensão do Senhor (domingo que precede a Festa de Pentecostes). Neste ano, o Dia Mundial das Comunicações Sociais será no dia 13 de maio e tem como tema “‘A verdade vos tornará livres’ (Jo 8,32). Fake news e jornalismo de paz”.
Em sua mensagem para este Dia Mundial das Comunicações Sociais, o papa Francisco enfatiza a importância de comunicar a verdade e da construção de um jornalismo de paz.

“O jornalista tem o dever de lembrar que, no centro da notícia, não estão a velocidade em comunicá-la nem o impacto sobre a audiência, mas as pessoas. Informar é formar, é lidar com a vida das pessoas. Por isso, a precisão das fontes e a custódia da comunicação são verdadeiros e próprios processos de desenvolvimento do bem, que geram confiança e abrem vias de comunhão e de paz”, relembra o Pontífice.

Ele manifesta ainda seu desejo de contribuir para a prevenção da difusão de notícias falsas (fake news) e para a redescoberta do valor da profissão jornalística e da responsabilidade pessoal de cada um na comunicação da verdade.

Caracteriza como louváveis as iniciativas que ensinam homens e mulheres a aprender como ler e avaliar o contexto comunicativo, para que não sejam divulgadores inconscientes de desinformação, mas atores do seu desvendamento.

Para o Santo Padre, a pessoa descobre sempre mais a verdade quando a experimenta em si mesma como fidelidade e fiabilidade de quem a ama.

O evento “Caiu na Rede” será apresentado por irmã Helena Corazza, fsp, e terá o grupo Ir ao Povo como atração musical.

Serviço:
O quê: “Caiu na Rede”
Quando: quinta-feira, 26 de abril, das 19h30 às 21h30
Onde: Auditório Paulo Apóstolo (Rua Dona Inácia Uchoa, 62 – Vila Mariana)
Inscrições: (11) 2125-3540 / sepac@paulinas.com.br (Sepac)
Gratuito