‘Quais dioceses já celebraram um sínodo?’

A A
Saiba mais sobre o 1° sinodo arquidiocesano de São Paulo, que acontece até 2020
Publicado em: 25/09/2017 - 10:15
Créditos: Redação

A expressão que melhor ajuda a entender a realização do sínodo é “celebração”, pois não se trata apenas de reunir pessoas para um trabalho de organização da estrutura da Igreja, mas de verdadeira e própria celebração da fé. O sínodo convocado pelo bispo, que é o pastor da igreja, reúne os fiéis leigos que pelo Batismo foram incorporados a Cristo, e que constituem o povo de Deus, para que sobre a ação do Espírito Santo possam ajudar a discernir os rumos da Igreja.

A celebração de sínodos é uma prática de muitas dioceses, e atualmente a Diocese de Santo André (SP) está em processo sinodal. O Patriarcado de Lisboa, em Portugal, terminou o seu sínodo no final do ano passado. A Diocese de São José dos Campos (SP) concluiu o seu primeiro sínodo em 2010. A Diocese de Serrinha (BA) encerrou a celebração sinodal em 2015. A Diocese de Pesqueira (PE) também está realizando seu primeiro sínodo que deve encerrar os trabalhos no próximo ano.

A realização de todos esses sínodos e tantos outros, em dioceses do mundo inteiro, demonstra como é importante para uma diocese refletir e reorganizar a sua ação pastoral. Um sínodo é como o agitar das águas, que nos leva “para águas mais profundas”, para lançar as redes, atendendo ao chamado do Senhor Jesus. A caminhada sinodal é o tempo de rico despertar da vitalidade eclesial, envolvendo todos os membros da Igreja, corpo de Cristo. Agora, chegou o momento de nossa Arquidiocese celebrar o seu primeiro sínodo, fazendo memória do Senhor Ressuscitado, numa atitude de “Igreja em saída”, que quer continuar a testemunhar a fé na grande cidade. 

 

Você tem dúvidas sobre o sínodo arquidiocesano?Envie sua pergunta para osaopaulo@uol.com.br
Acompanhe também os boletins semanais sobre o sínodo na rádio 9 de Julho:
às quintas-feiras, nos programas “ Igreja em Notícias”, das 7h30 às 8h,
e “Ciranda da Comunidade”, das 18h30 às 19h