Retiro da Cúria Romana: deixar-se interrogar pelo Senhor

A A
O Papa Francisco e os membros da Cúria Romana iniciaram na tarde deste domingo, 6, seus exercícios espirituais da Quaresma
Publicado em: 07/03/2016 - 09:00
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

O Papa Francisco e os membros da Cúria Romana iniciaram na tarde deste domingo, 6, seu retiro quaresmal anual. Cerca de 60 membros da Cúria Romana, entre responsáveis de dicastérios, bispos e cardeais, estão reunidos com o Pontífice na na Casa do Divino Mestre, da Sociedade de São Paulo (Paulinos), em Ariccia, nas proximidades de Roma, para refletirem sobre as “Perguntas abertas do Evangelho”, eixo central das meditações. Este ano, as meditações são guiadas pelo Padre Ermes Ronchi, da Ordem dos Servos de Maria.

“A proposta para esses dias juntos é deter-nos à escuta de um Deus de perguntas: não mais interrogar o Senhor, mas deixar-se interrogar por Ele. E ao invés de correr logo em busca da resposta, parar para viver bem as perguntas, as abertas perguntas do Evangelho. Amar as perguntas, estas já são revelação”, explicou o Pregador. “As perguntas são (...) o outro nome da conversão”, acrescentou.

“Jesus educa à fé mais por meio de questionamentos do que de afirmações”, disse Padre Ronchi. Ainda de acordo com o Sacerdote, os quatro evangelhos trazem mais de 220 perguntas do Senhor: “A pergunta é a comunicação não violenta, que não emudece o outro, mas propõe o diálogo, o envolve e, ao mesmo tempo, o deixa livre. O próprio Jesus é uma interrogação. A sua vida e a sua morte nos interpelam sobre o sentido último das coisas, nos interrogam sobre aquilo que faz feliz a vida. E a resposta ainda é Ele”.

Padre Ronchi prosseguiu recordando que Jesus não nos pede renúncias ou sacrifícios, mas pede em primeiro lugar para entrar em nosso coração, para compreender aquilo que mais desejo, aquilo que me faz feliz. Buscar a felicidade é buscar Deus e “a paixão por Deus nasce da descoberta da beleza de Cristo. Deus me atrai não porque é onipotente, não me seduz porque é eterno ou perfeito”, mas “me seduz com a face e a história de Cristo, o homem da vida bela e beata, amor e livre como ninguém. Ele é a boa nova que diz: é possível viver melhor, para todos. E o Evangelho possui a chave para isso”.

Os exercícios espirituais desta Quaresma se encerram na sexta-feira, 11. O programa do retiro o início das atividades diárias com a oração do ofício das laudes às 7h30, seguidas da primeira meditação às 9h30 e da concelebração eucarística. Na parte da tarde, às 16h, acontece a segunda meditação, que precede a adoração eucarística e o ofício das vésperas. No dia conclusivo, está programada uma única meditação.