Secretariado se reúne para refletir sobre novo documento

A A
O texto deverá ser uma atualização do 11º Plano de Pastoral, incorporando novas realidades eclesiais e novas orientações do Magistério da Igreja.
Publicado em: 24/08/2016 - 20:00
Créditos: Redação

Em reunião, nesta quarta-feira (24/8), com o Cardeal Odilo Pedro Scherer e os bispos auxiliares de São Paulo, a coordenação do Secretariado de Pastoral avançou nas discussões a respeito da elaboração do novo plano arquidiocesano de pastoral. Em processo de reflexão desde o final do ano passado, o 12º Plano de Pastoral deverá ser uma atualização do 11º, incorporando no documento novos elementos da realidade eclesial e as novas orientações dos documentos do Magistério da Igreja recentemente lançados - como o são "A Alegria do Amor" e "A Alegria do Evangelho". 

Durante a reunião, Cardeal Scherer destacou sua preocupação em desconstruir a ideia de que as comunidades paroquiais são espaços meramente burocráticos. "Nossas comunidades são espaços de eclesialidade viva e pulsante. É lá onde o centro da vida cristã é professada e celebrada e de onde, de novo, se parte em missão para o mundo. Não podemos diluir a Igreja numa ideia abstrata. A Igreja é formada por pessoas que concretamente se expressam, com Jesus Cristo sempre presente", disse. 

Durante a reflexão sobre as urgências da evangelização e da pastoral que serão tomadas paa o novo documento, Dom Odilo pediu que não se esqueça que além, e mais importante do que os desafios impostos pela cidade à Igreja, a Arquidiocese precisa estar atenta aos desafios que o próprio Evangelho e a pessoa de Jesus Cristo impõem. A discussão sobre o novo plano de pastoral segue num encontro extraordinário com as coordenações arquidiocesanas que será realizado dia 3 de setembro, na FAPCOM.