‘Sobretudo, vejo Jesus presente na Eucaristia sobre o altar’

A A
Padre Cláudio José Ribeiro foi ordenado no dia 8, na Catedral da Sé, pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano
Publicado em: 02/01/2019 - 10:45
Créditos: Redação

O Padre Cláudio José Ribeiro, 46, é um dos seis neossacerdotes da Arquidiocese de São Paulo ordenados pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, no dia 8, na Catedral da Sé.

Natural de Santa Rita do Pardo (MS), ele veio para São Paulo com 17 anos, para trabalhar. Em entrevista ao O SÃO PAULO, o Sacerdote contou como iniciou sua caminhada vocacional e partilhou suas expectativas para o exercício do ministério presbiteral. 

VOCAÇÃO

Formado em Direito, Cláudio começou a frequentar a Paróquia Nossa Senhora do Brasil, no Jardim América, próxima a seu local de trabalho. Na igreja, ele passou a participar do Apostolado da Oração. Certa ocasião, em 2009, Cláudio foi surpreendido por uma pergunta: “Você gostaria de ser padre?”. 

“Isso me inquietou por algum tempo, até que decidi fazer a experiência no seminário”, contou.

O Padre resume todo o processo de formação em um versículo bíblico do livro de Jó: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora meus olhos te veem” (Jó 42,5). “Quando entrei para o seminário, tudo aquilo que eu só ouvia passei a ver concretamente. Vejo Jesus Cristo no pobre, não só o material, mas também o espiritual. Passo a vê-lo na família, nos pais, nos filhos, no homem que se une com a mulher, nos jovens que hoje se encontram desamparados, vejo também nas idosas das paróquias. Mas, sobretudo, vejo Jesus presente na Eucaristia sobre o altar”.

EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA

O último ano dos candidatos ao sacerdócio foi repleto de atividades pastorais e missionárias. Uma vez concluídos os estudos teológicos, eles exerceram o ministério diaconal em paróquias da Arquidiocese, tendo a oportunidade de conhecer mais de perto a realidade das pessoas e os desafios que um padre enfrenta para realizar sua missão na cidade.

A experiência diaconal em vista do sacerdócio também permitiu ao padre uma vivência mais intensa da vida sacramental. “Vivi intensamente o diaconato, podendo celebrar batismos e assistir matrimônios”, frisou o Padre Cláudio, que colaborou na Paróquia Santa Ângela e São Serapião, na Região Episcopal Ipiranga.

“Fiquei em uma paróquia com 53 comunidades. Pude visitar todas elas. Em algumas, levávamos um dia inteiro de viagem. Lá celebrei cerca de 150 batismos. Pude experimentar a intensidade da fé e da devoção popular”, concluiu.