‘Todos são chamados a refletir sobre a vida e a missão da igreja’

A A
Cardeal Odilo Scherer apresentou subsídio da celebração do sínodo no mês missionário
Publicado em: 19/10/2017 - 09:00
Créditos: Redação
Luciney Martins/O SÃO PAULO

As regiões episcopais já receberam os materiais que serão utilizados pelas paróquias na animação do sínodo arquidiocesano de São Paulo para marcar este mês missionário. Os dois folhetos contêm o roteiro de um encontro celebrativo em âmbito paroquial e dois encontros a serem realizados em grupos. “É preciso percorrer, com fé, esperança e empenho generoso, o caminho da conversão pastoral e missionária”, destaca o texto introdutório do subsídio. 

O subsídio da Novena de Natal, elaborado pela Arquidiocese de São Paulo, que em breve estará disponível para as paróquias e comunidades, também propõe reflexões relacionadas ao caminho sinodal arquidiocesano. 

No dia 24 de fevereiro de 2018, haverá uma celebração arquidiocesana para marcar o início dos trabalhos do sínodo em âmbito paroquial. O evento está sendo organizado pela Comissão de Coordenação Geral do sínodo, que se reuniu na segunda-feira, 16, na Cúria Metropolitana, no bairro de Higienópolis, na zona Oeste de São Paulo. Também foram tratados os temas que serão debatidos e a metodologia das atividades sinodais durante o ano que vem. 

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, ressaltou que essa etapa é fundamental, pois será a ocasião do grande “ver” do caminho sinodal, marcado por três momentos: reflexão, levantamento da realidade eclesial e a realização da assembleia paroquial.

 

Ampla reflexão

Dom Odilo destacou, ainda, a importância de que essas reflexões não se restrinjam aos membros do conselho paroquial, mas se estendam a todos os segmentos possíveis da paróquia. “Desde o povo anônimo que frequenta a missa dominical aos que estão ligados a pastorais, grupos e movimentos. Temos muitos grupos organizados que podem ser chamados em causa. Todos são chamados a refletir sobre a vida e a missão da Igreja que acontece na paróquia”, disse. 

Para essa reflexão, serão usados como base textos como o Documento de Aparecida (2007), a Carta Pastoral à Arquidiocese de São Paulo “Paróquia, torna-te o que tu és”, de Dom Odilo (2011), e o Documento 100 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia” (2014). 

O passo seguinte à reflexão é a elaboração das questões e da metodologia para o levantamento da realidade paroquial, a ser feita em todas as paróquias. O resultado dessa sondagem ajudará na realização das assembleias paroquiais do sínodo, previstas para outubro de 2018.