Um milhão de crianças sem aulas no Nepal

A A
Terremoto destruiu inúmeras escolas o que invibializa a retomada normal das aulas
Publicado em: 08/05/2015 - 13:30
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, alertou que quase 1 milhão de crianças no Nepal não vão ter condições de voltar à escola no dia 15 de maio, data em que os alunos devem retomar o ano letivo.

Segundo o Unicef, isso só será possível se ações urgentes forem tomadas para encontrar novos locais ou reparar os estabelecimentos de ensino danificados pelo terremoto do mês passado.

Matrículas

O Fundo para a Infância informou que quase 24 mil salas de aula foram destruídas ou sofreram danos por causa do tremor de 7,8 graus na escala Richter, em 25 de abril.

Nos distritos mais atingidos, a agência da ONU calcula que 90% das escolas foram destruídas. O Unicef teme que os grandes avanços obtidos no país nos últimos 25 anos em relação às matrículas na escola primária, que passaram de 64% em 1990 para 95% agora, possam ser revertidos.

A taxa de abandono escolar também preocupa a ONU, já que aproximadamente 1,2 milhão de crianças nepalesas com idades entre 5 e 16 anos nunca frequentaram uma sala de aula ou abandonaram os estudos.

O Unicef explica que as crianças que ficam fora da escola por um longo período, mesmo que durante emergências, têm menos chances de voltar a estudar.

Apoio

Já a Organização Mundial da Saúde, OMS, afirmou que está pronta para apoiar o sistema de saúde nepalês na assistência à população.

A OMS disse que disponibilizou dinheiro para as operações de emergência e tem várias equipes médicas de resposta trabalhando na região. Além disso, a agência tem enviado remédios e outros suprimentos de saúde para tratar milhares de pessoas.

Segundo cálculo da OMS, até a última terça-feira mais de 50 mil pessoas receberam algum tipo de ajuda ou tratamento em hospitais nos 14 distritos mais atingidos no país.

A agência informou que 10 hospitais foram completamente ou parcialmente destruídos pelo terremoto, como ainda mais de 600 clínicas e postos de saúde localizados em pequenos vilarejos no Vale de Katmandu.