25ª Semana das CEB’s celebra o Ano do Laicato e os 50 anos de Medellín

A A
Assassinados em atos violentos são recordados na celebração de abertura do evento.
Publicado em: 12/07/2018 - 12:15
Créditos: Redação
Peterson Prates

Entre os dias 3 e 6, aconteceu a 25ª Semana das Comunidades Eclesiais de Base de Sapopemba e São Mateus, evento que faz parte do calendário da Região Belém para o Ano Nacional do Laicato. A Semana de atividades foi realizada na Paróquia São Sebastião, no Setor Sapopemba, e reuniu mais de 300 pessoas em cada um dos dias. 

A Região Episcopal Belém conta com mais de cem comunidades de base, e a Semana das CEB’s tem o objetivo de celebrar a vida dessas comunidades, formando as lideranças e realizando um momento comum. Já são 25 semanas consecutivas que acontecem, sempre motivadas e promovidas pelo Setor Sapopemba, com apoio das comunidades do Setor São Mateus. 

Em 2018, a Semana das CEB’s contou com um dia a mais para celebrar o jubileu dos 25 anos do evento. No dia 3, aconteceu a celebração e caminhada dos mártires e testemunhas do Reino. A presidência da celebração  ficou por conta da agente de pastoral leiga, Liz Marques, da Comunidade Moisés Libertador.

 

DIREITO À CIDADE

No segundo dia, 4, foi a vez de recordar o 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, que aconteceu em Londrina (PR), em janeiro, com o tema “CEB’s e os desafios do mundo urbano”. 

A arquiteta, urbanista e professora da USP, Raquel Rolnik, que também assessorou o intereclesial, falou sobre o direito à cidade. Na plateia, muitos integrantes de movimentos de moradia.

 

50 ANOS DE MEDELLÍN

Em 2018, a Igreja celebra os 50 anos da Conferência do Episcopado Latino-americano, em Medellín. A Conferência ficou marcada por traduzir, em linhas pastorais da América Latina, o Concílio Vaticano II. 

Padre Reuberson Ferreira, missionário do Sagrado Coração, Mestre em Teologia pela PUC-SP e membro do Observatório Eclesial, falou sobre Medellín e as aproximações do pontificado de Francisco. 

 

ANO NACIONAL DO LAICATO

O Ano Nacional do Laicato também foi pauta da Semana das CEB’s. Com símbolos e leitura bíblica, foi recordado na mística inicial que os cristãos leigos devem “ser sal, luz, fermento na massa e semente fecunda no meio do mundo”.